2007-05-18

Diário de um circuito a Itália

Diário de um circuito a Itália
Circuito ao norte de Itália, Toscânia. Visitando um pouco de Milão (Milano) Veneza (Venezia) Pádua (Padova) Florença (Firenza) Piza (Pisa), não chegou como indicado irmos a Verona.
Partiu um pequeno grupo de Lisboa num voo da PGA (Portugália) pelas 9.00horas com chegada a Milão pelas 12.30 hora local, chegada ao aeroporto de Malpensa, terminal 1, tivemos de nos deslocar de autocarro para o terminal 2, pois as restantes pessoal da excursão vieram mais tarde num voo charter para este terminal.
Aqui começou o nosso percurso e aventura, ou desventura, Primeiro acidente, o que é uma situação mais ou menos normal, o voo chegou com atraso de cerca de 30 minutos, mas o pior é que os autocarros que nos iriam transportar, encontrava-se no terminal 1, em vez de estarem no terminal 2, o que originou uma longa espera e nos obrigou a sair de Milão para Verona com mais de uma hora de atraso. Como a hora de partida culminou as horas de ponta de saída da cidade, andamos no pára arranca. Sexta-feira ao fim da tarde é sempre um problema em qualquer grande cidade e em Milão é agravado com os grandes camiões de transporte de mercadorias em quantidade surpreendente.
Com esta situação e para não chegarmos demasiado tarde a Veneza, não fomos visitar Verona, ficando para o regresso conforme indicado pelo nosso guia.
Chegada a Veneza já pela noite, cerca das 22.00h, foi directa ao Hotel Sírio, situado, não em Veneza, mas a cerca de 20Km na localidade de Mestre. Jantámos e fomos dormir.
A comida italiana, ou o modo de servir é muito diferente do que estamos habituados. Entrada como massa (pasta) e só pasta, depois o segundo prato foi servido carne com um pouco de batata doce, sobremesa gelado. Café
Dia seguinte depois do pequeno almoço fomos de autocarro até á zona dos barcos, e apanhamos o ”Travel Vinice” até Murano e volta, vimos a fabrica de vidro artístico “ Lazzarini” a fazerem a jarra e o cavalo de vidro, depois da demonstração á que ver as peças nesta e noutras lojas. De seguida até junto á Praça de S. Marcos em Veneza., uma volta pela cidade indo ver a Ponte de Rialto, passeio, fotos, ida para o almoço em restaurante típico “Taverna dei Dogi”. Primeiro prato, pasta. Andar novamente pela Praça de s. Marcos ver a Catedral ou mais concretamente a Basílica de S. Marcos, a Torre, o Relógio, a Ponte dos Suspiros os canais, os pombos o aglomerado de gentes de muitas nacionalidades, (quem queria ia andar de gôndola (40 Euros por pessoa, cerca de três quartos de horas - muito caro).
Voltar de barco e autocarro para o Hotel, aqui começou o nosso martírio principal. Já tinha havido atraso no dia anterior, aqui novamente o autocarro avariou-se e tivemos de esperar no cais de embarque rumo a Mestre, hotel jantar pasta, um pouco de carne e batata.
Terceiro dia rumo a Pádua, visita a Basílica de S. António, o seu túmulo, as relíquias. Na praça principal havia uma exposição de carros antigos (Fiat 500, Alfa Romeu e outros). Depois da breve visita lá seguimos para Florença, deixando o autocarro a uma certa distancia, cerca de 20 min, dado mesmo não se poder deslocar mais até ao centro. Depois de palmilhar um bom bocado, lá fomos almoçar. No restaurante, sabem qual era a entrada. Sim, pasta.
Entretanto tinha havido um contratempo o autocarros tinha-se avariado.
Depois do repasto fomos visitar as partes históricas, as estátuas na Praça da Signoria, a Catedral, o Baptistério, mais fotos, nesta tarde tínhamos e nesta ocasião o tempo livre, que uma deliciosa paragem numa belíssima taça de gelado. Visita a zona da Ponte Vecchio (ou Velha), rua dos ourives, e mais uma multidão de gente e vendedores ambulantes, principalmente magrebinos vendendo malas de marcas contrafeitas, óculos e relógios.
Jantar no mesmo restaurante andar a pé e lá fomos para o hotel. Mais um azar o nosso autocarro nº1, avariou-se o que nos obrigou a uma espera de mais uma hora, só depois é que conseguimos ir num outro autocarro , chegada ao hotel, não tínhamos bagagem, as malas tinham ficado no carro avariado e não havia possibilidade de as tirar, dado o sistema hidráulico avariado e por conseguinte as malas não poderem ser retiradas. Ficamos a aguardar no Hotel pois nos foi dito pelo guia e responsáveis da Halcon que demoraria, a chegar cerca de 20minutos. Chegou no dia seguinte com o atraso de muitas horas, já depois de tomarmos o pequeno-almoço há que esperar até cerca das 11.00 horas quando o problema foi resolvido.
Caminho de Piza, almoçar no restaurante "Il Turista" , rápidos eficientes e boa comida, depois ver o Baptisterio, Catederal e a Torre, por fora, dado não haver tempo suficiente para espreitar nos interiores, Ir ao cimo da torre inclinada de Pisa ,representa subir muitos degraus, alem de haver fila para visitar, cada entrafda são 15 euros, visita a praça e ir ás compras.
Com isto tudo, as pessoas desesperavam, algumas protestavam, pois não era só o caso de não se poder trocar de roupa, um doa inteiro com a mesma roupa, como havia quem tinha medicação a tomar e que se encontrava na sua mala de viagem. O que desesperava.
Toda esta situação de atraso, originou, que já não fossemos a Verona e seguíssemos até Milão onde se chegou pelas 20.00 horas. Breve visita à Catedral, (Duomo) ao Scala de Milano, Galarias V. Emanuelle, Renasença. Jantar no “Ristorante -Pizzaria Zíngaro” e ida para o “Hotel Scandinevia” do grupo UNA.
Ultimo dia, um hotel muito bom, dentro de Milão, mas fica numa via em que a determinados dias da semana, faz um mercado na rua, o que originou logo pela manhã muito cedo um barulho pouco agradável. Antes do pequeno almoço, visitei o mercado, tinha boa fruta, mas cara, a maior parte dos comerciantes estava a levantar novamente aos artigos, pois o céu se estava a por negro. Até que caiu uma boa trovoada durante alguns minutos.
Depois de comer, aguardamos mais o um pouco que a chuva pára-se e fomos para o aeroporto de Malpensa, tendo chegado pela volta das 11.00horas.
O motivo, que á partida seria injustificado é que havia parte dos excursionistas que tinha o avião pelas 13.00h, e outras 14 pessoas onde estava incluído viemos num voo da PGA com saída pelas 16.30 hora local. Devido ao tráfego aéreo que era muito intenso, o avião teve de aguardar mais de um quarto de hora para se fazer á pista, chegamos a Lisboa, apanhamos táxi e casa, pelas 20.00h de Lisboa felizmente tudo bem.
Aqui damos por terminado esta aventura, resumida mas longa.

3 comentários: