2007-05-23

Como viajar, o que levar?

Começa a entra o período de férias, plana-se, acerta-se o destino e decide-se.
Na ocasião de prepara a viagem e a bagagem há que fazer opções, nem sempre as mais acertadas, pelo que nas vésperas da viagem temos de ter em consideração: Qual o destino, (praia, campo ou cidade). Que país e zona a visitar. Consultar as condições climatéricas, através de diversos sites existentes. Colocadas estas três questões á que fazer a mala, não esquecendo o principal objectivo. Férias sem preocupações e trabalhos.
O essencial nas férias é que nos sintamos bem, leves e práticos, preparados para todas as ocasiões, sem grande aparato.
Quantas vezes já chegamos á conclusão de que após uma viagem, mais de metade das coisas (roupas e outros) nem de dentro da mala saíram, não nos serviram para nada, alem de peso e encher a mala. Depois temos de nos lembrar, se for o caso, das compras ás recordações para a família e os amigos, queremos transportar lembranças para todos e chegamos á conclusão que não temos espaço na bagagem ou temos de comprar outra mala ou andamos carregados de sacos e saquinhos.
Afim de evitarmos todas estas situações já nossas conhecidas, vamos fazer as coisas com método e ordem, pois só ganhamos com isso.
Fazer uma lista antecipadamente do que pensamos ser necessário.
Rever a lista e actualizar sem exageros, somente o indispensável.
Pensarmos, se não formos para uma ilha deserta, em todo o lugar turístico podemos comprar, o que efectivamente nos faltar, (ás vezes até mais barato, depende do local).
Colocar as roupas e outros objectos ao lado da mala antes de a encafuar tudo, depois meter mãos á obra, e fazer a mala.
Lembrar-nos mais uma vez que só devemos levar o essencial.
Começamos pelos sapatos, dentro dos quais podemos colocar pequenas coisa, perfumes, embalagens de medicamentos, meias, cintos, lenços, e outros acessórios em pequenos sacos de plástico (tipo farmácia), em cima dos sapatos roupas que se podem amarrotar, como calças de ganga, camisolas, (jeans, T-shirts) pólos, recomenda-se em rolos de modo a não vincar a roupa, as camisas e roupa que se pode amarrotar estendida mas será por cima, a roupa interior, a colocar nos pequenos espaços vagos.
Lembre-se que não menos importante (especialmente se viajar de avião), de identificar bem a mala, com nome, morada telemóvel ou telefone, e para evitar confusões, personalizar a mala de modo a evitar que se confunda com outra igual ou semelhante, para tal colocar uma cinta, um autocolante, chapa de identificação ou outra marcação de fácil localização. Uma mala resistente, é fundamental, para protecção do seu conteúdo, de preferência com rodas. Nas deslocações o tratamento das mesmas nos aeroportos é uma desgraça, não se esqueça de colocar um cadeado. Se for de férias com transbordo d avião, recomenda-se principalmente ás senhoras uma pequena mala de mão com uma muda de roupa e produtos de higiene indispensáveis, para o caso de perder temporariamente a bagagem.
Muito importante, se viajar de avião. Ver as limitações ás embalagens e produtos que transporta em mão, uma garrafa de água pode não passar, um corta unhas etc. Ver lista de proibições.

Sem comentários:

Enviar um comentário