2007-05-29

Arvore genealógica mal fadada

Andei á procura de uma família distinta, conhecida por todos, que governa o país e o mundo,
dependendo das latitudes, das culturas, educação e formação, temos famílias:
- Cultas assentes em critérios de democracia, dever e clareza, essas não estão aqui retratadas.
- Outras, funcionando numa pseudo-democracia, ou na ditadura da incompetência , que pertence ao ramo em pesquisa agora desenvolvida.
- Ainda outras em zonas onde a ditadura pura do autoritarismo, tudo controla e não se podendo dizer mal (proibido) é muito ligada á família anterior. (padecendo dos mesmos males, mas mais agravados).
Nesta exaustiva tarefa, só comparada ás proprias familias em causa, descobrimos também algumas das alcunhas possíveis de traduzir, as outras de obsceno não informamos, pelo que as delicadas são apresentadas em "parêntesis".
Estas famílias com grau de parentesco, mais ou menos comum criaram raízes na sociedade, por vezes muito profundas, sendo difícil descobrir onde começa uma e acaba outra senão vejamos:

A Burocracia. "A Gorda". Filha da incompetência, pai é o governo, irmã da lentidão gémea do ócio, prima do atrapalha, sobrinha do papel, afilhada da corrupção, e do compadrio, amiga da cunha .

A Função Pública. " A Coxa". Filha da necessidade e do estado, irmã do imobilismo, irmã do desleixo, prima da preguiça, tia do laxismo, madrinha do desleixo, cunhada da rotina, e do formalismo.

O Governo. "O Mouco", Filho do partido e da mãe propaganda, neto do voto, irmão do clientelismo, afilhado dos lobbys, sobrinho da comunicação social, pais dos“boys”, padrinho do aparelho partidário.

O Tribunal."OPapão". Filho da burocracia, legislador o pai, irmãos da morosidade, compadres da inércia, padrastos da justiça, o vocabulário é avô, tio do processo, a inovação, prima afastada .

A justiça. "AVesga". Pais incógnitos Os juízes os tutores, os litigantes os padrinhos, os advogados os cunhados, as leis as avozinhas, o avô, é o tempo.

Impostos. " Os Glotões". Filhos de um Deus menor, os fiscais os educadores, os cobradores os compadres, governo o padrasto exigente, uns filhos outros enteados os contribuintes.

O ramo genealógico entre os principais ou entre eles é arbitrário pai ou mãe, ou filho da mãe é indiferente.


Sem comentários:

Enviar um comentário