2007-04-16

Viagem transmontana

Viagem transmontana
Destes últimos dias fiz uma viagem até Trás-os-Montes, visitei “ Chaves, Mirandela, Valpaços, e outras localidades, como Argeriz, de facto tudo é diferentes, com me recordava de á quarenta anos, as estradas a auto-estradas, mesmo as estradas secundárias encontram-se de modo geral cuidadas, é evidente que as curvas e contracurvas existem como é o caso de Vila Pouca, a Valpaços. Em horas faz-se o percurso que antigamente se fazia em dias Lisboa - Valpaços.
O comercio as lojas, tudo nas aldeias e vilas como nas grandes cidades, as casa rústicas ou típicas essas existem poucas, agora são grandes moradias, vivendas apalaçadas ou tipo Meson afrancesada, algumas são uns verdadeiros monstros, (mas á gosto para tudo) algumas de muito mau gosto, no vale de Chaves onde era zona exclusivamente agriculta, está disperso por casa.
A cidade de Chaves, muito bem cidade limpa, o jardim cheios de “amores-perfeitos” de variadas cores, azul, amarelo, os jardins da fortaleza com um traçado e desenho simples que os amores-perfeitos dão vida e cor.
Em Valpaços a igreja matriz com a sua talha dourada é um regalo á vista, a capela da N.S. da Saúde, estava fechada, essa que em tempos era a principal local de visita e que ainda se comemora os seus os festejos, segundo informação é mais as vezes que se encontra fechada do que aberta é pena.
Pelos campos e serras vê-se muito árvores queimadas, o que torna os montes mais agrestes. O interior profundo as casas de pedra, um cheiro a antigo “ mesmo a pobre, não sendo sinónimo de pobreza monetária mas indicação dos tempos mais remotos, talvez se veja e encontre, mas creio que para isso é necessário percorrer as pequenas aldeias mais afastadas das cidades, no interior, onde não passa a estrada principal, francamente eu não vi.
Por aquelas bandas come-se boa carne, enchidos, o folar transmontano, não esquecer os deliciosos folhados de Chaves na Pastelaria Princesa, em Chaves.

1 comentário: