2007-04-05

Na Semana Santa - Não pagamos

Desde miúdo nunca entendi bem a historia da Semana Santa, o acto religioso em si, tudo bem, e conhecendo a um pouco a religião (sou católico apostólico - -não praticante). Gosto das igrejas como monumento, lugar sagrado, de meditação, já o mesmo não direi dos padres homens como nós, com os mesmos defeitos e virtudes (por vezes mais defeitos que virtudes), dado que um hábito não faz o monge, mas é importante que este respeite os ensinamentos e a vestimenta (farda) não pode ter um comportamento como vulgar cidadão, assim um padre deverá respeitar a Deus, e aos homens e jovens.
Este tema vem a propósito de em determinado dia ou dias na Semana Santa não se poder comer carne, e me diziam sim pode-se comer desde que pague a bula ao padre, desde que me entendo, nunca respeitei esta regra que julgo absurda e prepotente (até aqui só os ricos e poderosos tinham direitos, o comum do povo, esse mal tinha para comer um pedaço de pão quanto mais carne e pagar). Não sei nem me interessa quando foi implantada em que século, e o motivo principal (teólogo)
Quem é religioso, católico ou do judaísmo deverá celebrar a morte e ressurreição de Cristo (outros aproveitem o feriado em paz, o que é importante)
Ao longo dos tempos foi-se criando rituais, pelo que neste período ia com a minha mãe, visitar as igrejas, trazendo para casa “o raminho de oliveira” assistir á cerimónia do “lava-pés”. Hoje já não acontece por ter deixado de ser um crente convicto, mas essa situação de comer carne, isso sempre o fazia, mesmo quando á mesa, era servido peixe, fugia para outros pitéus.
Nesta época de Páscoa os programas de viagens são muitos, uns com lugares de celebração e culto (alguns do tipo pagão) em Portugal, Espanha, Brasil, Filipinas e outros que de carácter religioso nada tem somente Sol e Praia.
Em Portugal as comemorações mais conhecidas e antigas da Semana Santa ocorrem não zona do Minho em especial em Braga ou não fosse a cidade dos arcebispos.
Vamos celebrar a Semana Santa em paz, em harmonia, católicos e não católicos, laicos, judeus, árabes e de outras religiões.
Um bom amigo (ou menos bons amigos) pode-se encontrar á volta de uma boa mesa, comendo, conversando bebendo, em qualquer dia da semana, boa carne, bom peixe, doces, guloseimas, bom vinho e sejam todos felizes.
Boa Semana Santa - Boa Páscoa

Sem comentários:

Enviar um comentário