2007-04-26

Lembrar Abril

Muito já se disse e escreveu sobre a revolução dos cravos, dia que deverá estar sempre presente em todos nós, novos e velhos da geração do pós e antes de Abril (diferença do dia para a noite) Atenção cada vez andamos na direcção de mais um feriado sem conteúdo, há que evitar, lembrar ás novas gerações o que foi a opressão, para que a história não se volte a repetir, que não tenhamos simplesmente mais um feriado com tantos outros.
Esta situação de indiferença que já se vai notando, tem culpados, (mas a culpa morre sempre solteira) os governantes e os políticos que ao longo destes 33anos não souberam ou não quiseram uma revolução continua. Nas escolas nos empregos, no dia a dia, e cada vez tem-se a sensação que tudo caminha para o antes do 25 de Abril, as conquistas muitas já se foram, restam as conquistas politicas e pelos interesses dos próprios, no trabalho, na segurança social, nos obstáculos de emprego, da marginalização e a diferença é mínima vai esvaziando-se o conquistado.
A vida continua e nestes 33 anos coisas más e boas aconteceram, algumas má talvez pela pressa de se fazer algo diferente, outras pelo oportunismo que estas situações sugerem., como seja nunca clarificar bem a situação do passado, os que eram a favor do regime anterior, os que eram contra, e os que apanharam o comboio em andamento, sabemos quanto é difícil separar o trigo do joio, e nas pressas muitos de democratas nada tem, mas muito de oportunistas e bem falantes.
A data de hoje foi festejada de diversas formas em muitos pontos do nosso país,
Na Assembleia da Republica comemorara-se a data com discursos, onde verdades são ditas, evidencias, sentimentos, esperanças, por muito povo desejado, mas que na pratica não nos leva a nada é blá blá, falta mais acção menos retórica.
Uma das muitas coisas de bom que só o com 25 de Abril se pode concretizar, foi poder-se falar, fazer politica as pessoas poderem-se manifestar, existe liberdade de reunião.
Faço votos , que a chama e o ideal do 25 de Abril perdure, que a opressão, repressão, e obscurantismo não volte a este país.
Os homens passam as politicas boas ou más se apoiem ou combatem, mas que haja sempre um sentido de Liberdade, que a capitalismo, comunismo ou liberalismo desenfreado não se instale nesta país, que é Portugal, neste canto da Europa tão mal cuidado.
Já fomos um país imenso, podemos ser uma nação ainda maior

Sem comentários:

Enviar um comentário