2007-06-18

O mundo da droga á minha porta


Vindo, para casa, quase á porta, deparei-me com espectáculo degradante, que a muitos afecta, direi que na minha zona infelizmente há um mercado de droga, local onde se vende concretamente não sei, mas também não é difícil saber, basta ver os mortos-vivos que para lá ocorrem diariamente.
Policiamento, de longe a longe e claro pouco ou nada vê, mas vamos ao que interessa fundamentalmente, deparei com um individuo dentro do carro ao volante, não, não estava a conduzir, o carro parado ele a injectar-se, o que poderia ser já uma coisa normal hoje em dia, e que se verifica por esta cidade, e outras, Mas o que de facto me chocou, é que no banco de trás numa cadeirinha se encontrava uma criança de tenra idade chorando.
Verifico muitas das vezes, o estacionamento de carrinhas de empresas, cujo funcionário lá vai buscar mais uma dose e se injectar, jovens, menos jovens e a miséria continua.
Será que não se poderia acabar ou suavizar estas situações, acabando com o mal na origem, hoje muitos não estão demasiadamente agarrados e podem recuperar, mas com um acesso tão fácil, não sei se será possível.
A minha opinião e não sei se estarei enganado, não sou técnico na matéria, já sofri, a vida nem sempre correu bem, nem corre como nós o desejamos, mas não fui pelo caminho mais fácil, como muitos de nós não o fazemos, o caminho das drogas.
Porque em vez de o Estado, ou Governo, andar a gastar rios de dinheiro, a criar comissões, postos de atendimento e mais não sei quantas organizações onde é tudo custos, não seria mais fácil uma vigilância mais atenta, mais repressiva, porque não o dizer.
Hoje cometem-se crimes, roubos, assaltos, com a maior das facilidades pois a punição é quase nula, (coitadinho é um drogado) e este é drogado transforma-se em estatuto em que quase tudo é permitido, andam nos transportes públicos, com cheiro nauseabundo, sim porque muitos destes drogados são porcos e maus, quase que nos obrigam a dar moeda no estacionamento do nosso carro, mesmo que não tenhamos necessidade, (a verdade é que não damos, pagamos) para e muitos outros males inseridos na sociedade.
Gasta-se dinheiro a fornecer seringas gratuitas, kits, para se injectarem, e eu verifico, e vejo, que eles naquela fome, escondem as seringas uns dos outros, mas depois andam á procura delas e qualquer serve, a água é a da chuva, de um charco, mesmo que pouco limpa, e gasta-se dinheiro e nada se resolve.
Tenho muitas das vezes este espectáculo degradante ao pé da porta, dado que ao lado existe um prédio desabitado. Se fosse ministro tinha policiamento á porta e não me incomodavam, se fosse rico, podendo viver num dos condomínios fechados agora tão em moda, não me incomodava, mas não.
Ligar para a polícia já não resolve, com o caricato, uma vez a minha esposa ligou e quando veio o polícia disse aos drogados de onde tinha partido a queixa, escusado será dizer que tive problemas.
Será revolta pergunto porque é que não se acaba com este trafico, a minha resposta e por não ser técnico, talvez a mais fácil, porque movimenta muito e muito dinheiro, muitas influencias, pois não acredito que seja um pequeno traficante ou passador, que tem dinheiro para mandar vir droga desses países distantes, tem de ser poderosos que se encontram na sombra, vivem á custa da raia miúda e da miséria humana, escondidos como ratos, sobreviventes como pessoas de bem, e não temos quem ponha mão nisto.
Já me alarguei estou triste esta juventude se perde, o que será o dia de amanhã, o de meia dúzia de poderosos, uns tantos zumbis,
Mal vai este mundo, pois sabemos que este problema da droga não é mal exclusivo doe portugal, não deslumbramos melhoras, e que se passa á minha porta, passa-se á porta de muitos de nós e em muitos países, globalização é o que é.

4 comentários:

  1. Infelizmente o problema da Droga é geral :(

    ResponderEliminar
  2. Tal como o trafico de droga é um negócio chorudo tambem as clinicas de tratamento de toxicodependentes
    o são. Há que manter a coisas como estão. Quem sofre não interessa o que interessa é o dinheirinho.Quem tem dinheiro paga,quem não tem que morra na sarjeta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Venho retribuir e agradecer a visita. No meu blog há um texto sobre este tema que aborad a questão duma maneira completamente diferente; da única maneira possível: a das cumplicidades "institucionalizadas" que permitem tal estado de coisas, contra a vontade, manifesta, dos cidadãos cujas as instituições deviam servir. Mariazinha põe o dedo na ferida; traduzindo: estamos sequestrados por gangsters, pelo banditismo, única conclusão que "explica este estado de coisas... não apenas quanto ao tráfico de droga.
    Volta sempre.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Como sabemos foram nos USA's, via guerra do Vietnam, que o consumo de drogas se tornou coisa de pobre, pois até aí o consumo das ditas era exclusivo das classes ricas. Também sabemos que o grande tráfico ou seja quem intensificou o consumo pelo mundo foi a CIA, para daí adevirem mais valias monetárias que serviam (e ainda servem) para financiar operações de natureza terrorista contra os "inimigos" dos USA's.
    Aliás, foi o dinheiro da mafia e da droga que financiou várias "limpezas":
    Fidel Castro, Salvador Allende, Guevara, etc., a invasão a Países como a Guatemala, Granada, Hondurras, etc., ou mais recentemente o apoio aos talibans e a Bid-Laden na guerra contra os soviéticos no Afeganistão. Exemplos não faltam.

    Ponham a droga à borla financiada pelo estado e verão que os traficantes desaparecem.

    ResponderEliminar