2007-06-06

Cuidados a ter com a tensão arterial

Evite consequências graves, controlando os níveis de colesterol e de tensão arterial
Reduz os valores da tensão arterial máxima/mínima de 120/ 80mmHg, (ter uma tensão arterial baixa não é sinónimo de doença), poderá sim, evitar riscos cardiovasculares. Existe escalas onde se referem aos valores recomendáveis, de acordo com a idade e o sexo e estado de saúde, (por exemplo diabético é diferente), Variando o seu valor no entanto poderá considerar-se que ao atingir-se valores de 140/90mmHg ou superiores, deverá consultar-se um médico, Se as pessoas mantiverem valores iguais ou inferiores a 120/80mmHg estão mais protegidas a ter um problema cardiovascular. A hipertensão é um factor de risco elevado. O colesterol, os triglicéridos e a obesidade devem ser controlados.
Apresentamos como recomendação algumas formas de manter uma tensão arterial em condições aceitáveis.
- Reduzir o tabaco, o melhor será deixar mesmo de fumar
- Reduzir o consumo de álcool, as bebidas alcoólicas deveram limitadas ao mínimo.
- Reduzir a quantidade de sal, na alimentação o sal em excesso é prejudicial á saúde.
- Reduzir o consumo de enchidos, evitando a degustação de produtos de charcutaria.
- Reduzir o stress, aumente o tempo de descontracção e tranquilidade, 30 min diários para relaxar, ouvindo música, uma boa leitura, tomar um banho de imersão.
-Controle o peso e a sua massa corporal, a obesidade é um perigo acrescido. Pese-se regularmente.
-Controle a tensão arterial com regularidade. (Faça o registo pelo menos 1 ou 2 vezes por mês para indicar ao seu médico. O controlo é essencial.
- Utilize uma alimentação cuidada, e saudável, evite refeições muito calóricas.
- Pratique exercício físico diariamente (basta uma passeio caminhada regularmente, durante cerca de 30 minutos, subir escadas ou natação é um bom exercício, na~0o se esforce em demasia.
- Não esquecer (se tiver) de tomar a medicação pontualmente e de acordo com a prescrição médica.
Proteja-se evitando os riscos de um enfarte de miocárdio (EM), um acidente cardiovascular (ACV) ou um acidente vascular cerebral (AVC)
A tensão arterial elevada, mais conhecida como hipertensão (HTA) prejudica todo o organismo em especial nas artérias que alimentam o coração, cérebro rins.
Zele pela sua saúde, pois quem melhor o pode fazer, e seja feliz.

1 comentário:

  1. Tenho tensão baixa descobrir a 3 anos mas a melhor maneira de controlar e dar um bom passeio ouvir boa musica ou mesmo trabalhar me faz muito bem.

    ResponderEliminar