2007-07-19

Referendo ou eleição para Lisboa

Porque um referendo não tem o mesmo valor que uma eleição, se assim é não vale nada os referendos , será? Temos dois pesos duas medidas.
Vá lá entender, se fosse um referendo, as eleições para Lisboa não eram vinculativas, e porquê?
Não tem a mesma legitimidade do voto popular, se a legitimidade é dada pelo sentido expresso nas urnas, com o voto, assim os políticos gostam de expressar quando lhes convêm,
A resposta encontrada também é simples, os políticos tem medo do voto popular, pois sabem que assim são sempre eleitos, uns ou outros, não interessa a cor, sabem que tem o aparelho partidário e com quem eles partilham o poder, já aqui o expressei o numero de pessoas, que estão comprometidas com os partidos é muito elevado, mas não o suficiente para poder ser considerado uma qualquer votação vinculativa, e assim chegar-se á conclusão que os portugueses não os queriam.
Por isso quando é só para decidir sim ou não, e que os não afecta, e o referendo é uma mera consulta, que quem está no poder aceita ou não, conforme lhes dá jeito. Por outro lado eleições mexe com as pessoas interessadas, e não querem correr riscos.
Para Lisboa quem ganhou foi a abstenção, o descrédito, a pouca confiança expressa nos partidos também é evidente pois só assim se entende os votos nos candidatos independentes. Se somarmos os números da abstenção, mais os nulos, e brancos, com os votos de independentes, então é que os partidos eram corridos.
Mas isso os políticos não entendem ou não o querem entender, afinal apregoam vitoria por tão pouco pois não entendem esta votação.
Conclusão: Os políticos não acreditam no discernimento dos portugueses, tem receios da não participação e reacção do povo e da descredibilização por eles criada.

6 comentários:

  1. Não há dúvida de que as eleições para a Câmara de Lisboa provaram o descrédito dos partidos aos olhos dos eleitores. Chegou o tempo de acabar com a partidocracia e começar a valorizar formas diferentes de viver em democracia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. sem duvida que temos 2 pesos e duas medidas!

    também por isso seja notório que não temos uma cultura referendista!

    o descrédito da politica é cada vez mais evidente!

    cp's

    ResponderEliminar
  3. Sem komentarios.....

    é melhor nem me pronunciar....

    cada vez estou mais desiludida com a politika nacional, e ate kom o pais em si....

    bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Descrédito da política? Sim ele é evidente.
    E o descrédito do eleitor abstencionista? Será o eleitor abstencionista credível?

    ResponderEliminar
  5. Certo!
    Se os políticos tivessem vergonha (e eles saberão o que isso quer dizer?) não tinham o descaramento de vir cantar vantagem.
    Em Lisboa viu-se a derrota clara, inequívoca e taxativa de todos os políticos.
    Simplesmente nesta caricatura de democracia as regras estão viciadas.~

    Um abraço

    ResponderEliminar