2007-07-26

Personalizar o blogue. O que penso,

Personalizar o blogue, eu entendo-o como acto de criação, contar histórias, poemas, crónicas criticas sociais, politicas ou artística, como escrever um livro, em que damos algo de nós.
Inicie este blogue por quatro razões principais,
- 1º Ocupar os tempos livres,
- 2º Verificar até onde chega a minha capacidade de trabalho nesta nova actividade
- 3º Encontrar novas amizades, conhecer novas gentes ver novas formas de encara o mundo.
-4º Aprender a manejar melhor o computador, entrar e trabalhar na Internet., o que vou melhorando.
-Dado que me reformei antecipadamente por questões de saúde, (problemas cardíacos, e outros tendo sido operado ao coração á cerca de 3 anos) como a actividade que desempenhava, também não estava a ajudar na recuperação deste e de outros problemas de saúde, por indicação médica, coloquei os papeis e foi as inspecções medicas que me deram como não apto para o exercício de funções, pelo que após mais de 40 anos de descontos e trabalho, obtive a reforma antecipada por invalidez. Assim encontrei uma forma de ocupação de parte do tempo e da mente., mas sem obrigatoriedade ou stress.
- Depois para criar algo, produzir trabalho, poder contribuir de qualquer forma, mesmo pequena que seja, para o bem-estar dos outros, dando o que posso, parte de mim.
Sendo realista, como não tenho nem veia para escritor, muito menos para poeta, e mesmo que o tivesse, quanto tempo demoraria uma eventual publicação, com encargos, contactos e outras situações inerente, pelo que não está nos meus horizontes, tal façanha.
Assim descobri que “Um blogue” é mais fácil mais barato e também nos permite obter críticas directas e quase imediatas: As críticas, quando são bem feitas, positivas ou negativas são salutares. Não me refiro a comentários jocosos, a piadas de mau gosto, e obscenidades que infelizmente também se encontra
Devemos criticar e criticar não é só dizer mal, é também comentar o que lemos, ou vemos, se gostamos se não gostamos, qual a nossa opinião, eu aguardo isso dos meus companheiros da blog-esfera , eu farei sempre isso, quer gostem quer não gostem, mas sempre com o sentido positivo, para negativo não merece comentário.
Depois conhecer novas gentes, novos contactos, eu que durante muitos anos lidei com muitas pessoas, com feitios e mentalidades diferente, até de verem os problemas, pelo que e necessito por vezes de convívio, e ainda sou novo para estar num lar da terceira idade.
- O blogue permite e já tem mostrado essa faceta de conviver, e conhecer outros locais, imagens, pinturas e principalmente pessoas. Iniciei este blogue, em Fevereiro deste ano, e já encontrei “almas gémeas” pessoas com gostos idênticos, maneiras de estar ou de ser,
Tudo isto vem no sentido do blogue Lopesca, que questiona se devemos ou não personalizar o nosso Blog, eu entendo, que sim.
Personalizar o blogue, eu entendo como acto de criação, e não um mero diário do dia a dia, que não tem de ser íntimo, mas pode ser parte de nós, dá para entender.
Personalizar não no sentido intimo mas de criatividade, pois entendo que um blogue não deve ser somente uma pasta de autocolantes, de transcrever crónicas, noticias poster ou outros temas, assim como fazer de serviço informativo, ou de amigos de mandarem dicas uns para os outros, (será para terceiros verem, para isso utilizem os emails), mas cada um é livre de postar o que entender e fazer o blog á sua maneira, somos livros, e a escolha será do visitante, volta ou não volta.
Não entendo um blogue assim como e já tenho visitado alguns, e verifico que é um mero diário de futilidades, sem qualquer interesse relevante para os outro em geral, talvez só para uns em particular, mas isso é pouco blog para mim tem de ser mais que isso, e quando não me sentir com capacidade criativa, nem que seja só crónicas de mal dizer, ou um simples poema, estão não escrevo nada.
E por aqui me fico, com a minha crónica anterior com o mesmo título e com o poema, creio que as pessoas me vão conhecendo melhor e o que penso sobre este novo mundo, por certo ainda muito ficou para dizer, o essencial está escrito.
Um desejo, sejam felizes,

13 comentários:

  1. A sua sinceridade neste post é comovente amigo.
    Eu comecei o meu blog sem conhecimentos absolutamente nenhuns do que era a internet, só sabia enviar emails mas a pouco e pouco fui experimentando aqui, vendo como estava acolá e até cheguei a pedir ajuda a alguns amigos da blogos.
    Neste momento ainda tenho muito para aprender mas já vou sabendo fazer algumas coisinhas.
    A minha ideia de blogar é a de trocar ideias, conhecer gente mesmo que só virtualmente e colocar no meu sítio (como costumo dizer) aquilo que me apetecer no momento.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Plac, plac, plac... palmas pra você C. Valente!

    Ahh... como o mundo seria outro e maioria tivesse, ao menos um pouco da tua sinceridade!

    Tenho certeza que teu blog e tuas palavras farão a diferença nesse mundo virtual da blogosfera.

    O engraçado que nesses dias alguns blogueiros resolveram falar da blogosfera. Mas essa discussão é saudável, espero que deixe mais resultados positivos do que negativos, pois sempre que acontece algum movimento numa comunidade, alguém é atingido e sem merecer...

    Deixo-te um abraço apertado...

    ResponderEliminar
  3. nem mais c.valente!

    já agora.. sou um e não uma!

    sem dúvidas quanto a isso...lol lol!!!

    ResponderEliminar
  4. prometi retribuir a visita, e em bom tempo o faço.
    sábias ou não as palavras que aqui nos deixa, são exactamente o que eu poderia dizer daquilo que nos pode ou deve levar a ter um "blog", e como.

    com todo o respeito,

    um copo amigo...

    ResponderEliminar
  5. Amigo C Valente
    Magnífico texto em que fica bem claro o "estauto editorial" do seu blogue. Assim, todos que utilizam este maravilhoso meio de comunicação o fizessem. Parabéns, pois!
    Adorei, igualmente, o post que fez a propósito da gata da sua filha, rsrsrs... para lhe dizer que tb cá por casa vivem 4 gatos (3 gatas e um gato) e que no quintal à hora dos "morfos" já tenho contado 9...
    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  6. bem...
    parece que não vale a pena comentar senão corro o risco de palgiar alguém...
    mas o que o c_valente disse é tambem o que penso em relação aos blogues.

    abr...prof...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo Blog e pela sua fresca sinceridade.

    ResponderEliminar
  8. Muito bem dito c valente,tirava-lhe o meu capéu se o tivesse...
    De uma forma geral, quase todos os bloguistas estão aqui mais ou menos pelas mesmas ou algumas das suas motivações.Não esqueça"todos diferentes,todos iguais".
    Eu própria,iniciei-me recentemente e sem saber como tudo isto funciona,mas a parca experiência tem sido positiva.Não permito que a minha mente vá para onde teima ir, ou seja...vazio existencial.
    Quando assim nos encontramos,a interacção com outras pessoas ainda que por este meio, só pode ser salutar digam elas os disparates que disserem.
    Blogando,ninguém nos obriga a nada, só comemos e digerimos aquilo que nos apetecer.
    Não sei se daqui a algum tempo terei a mesma opinião,mas no agora é assim o meu sentir.
    See you

    ResponderEliminar
  9. :-) a Blogosfera é saudável ;-)


    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Após a criação de um blog, a escolha dos temas dos posts já são em si uma personalização. Para quê mudar se há a liberdade de se escrever sobre tudo e sobre nada?

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. faço minhas as tuas palavras ...

    adorei o teu texto

    bjs

    ResponderEliminar
  12. É por causa dessa sua transparência que me encanto com você. Continuo achando que se conhece muito de uma pessoa através do que ela escreve, e sua escrita revela um homem simples, sincero,honesto, amigo, solidário...

    Gosto muito de você.

    Fique com meu carinho.

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que inspirei tão sentido post :)

    ResponderEliminar