2007-03-15

Seminário NFPA em Portugal - Segurança contra incêndios

Em Outubro do ano passado, realizou-se no Estoril a I Conferencia NFPA – em Portugal, subordinado ao tema de Segurança contra incêndios “ Fire Safety”.
O seminário destinava-se a instituições e pessoas com actividades relacionadas com a prevenção, concepção e métodos, bem como produção de equipamentos, visando cada vez mais a sensibilização para a segurança de pessoas e bens.
Com mais de uma dezena de conferencistas nacionais e estrangeiros, contando com uma assistência numerosa (calculo em mais de meio milhar de pessoas).
A organização esteve a cargo de Grundfos Portugal, tendo ainda como parceiros Instalfogo e Sinalux, alem de diversos patrocinadores. Esta conferência teve ainda o apoio significativo da Ordem dos Engenheiros.
Oradores, especialistas de reconhecida competência e experiência técnica e científica na área de segurança contra incêndios, oriundos de diversos países (Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, e Portugal) versaram sobre diversos temas, nomeadamente: Nova Regulamentação Portuguesa de Segurança Contra Incêndios em Edifícios; Resumo das novas normas de segurança NFPA; Segurança em edifícios de grande altura após o 11 de Setembro; Sistemas de segurança em casos de incêndios em aeroportos; Motores diesel para aplicação no combate a incêndios; Bombas estacionárias de incêndio, norma NFPA-20; E outros tantos assuntos de real interesse, com debates entre uma assistência interessada e participativa, e a mesa de conferencistas.
Esta I Conferência NFPA em Portugal, para alem das excelentes apresentações, e documentação, incluindo diapositivos (slides e filmes), teve o atractivo de proporcionar a primeira apresentação publica do futuro Regulamento Geral de Segurança Contra Edifícios, bem como a primeira tradução em língua portuguesa da Norma para a Instalação de Bombas Estacionárias Contra Incêndios (NFPA- 20) produzida pela National Fire Protection Association – USA, incorporada no Manual de Engenharia Segurança contra incêndios; editado por Bombas Grundfos Portugal SA.,e oferecido a todos os presentes.

O Regulamento Geral de Segurança Contra Edifícios, é um documento elaborado pelo SNBPC- Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Cível, de acordo com as suas competências e atribuições criando um grupo de trabalho que ao longo dos últimos três anos,
criou um regulamento, já enviado para aprovação superior da tutela e que se prevê a sua publicação para este ano de 2007, (inicialmente previsto 1º trimestre) neste momento sem data confirmada.
Foram apresentadas as vantagens deste Regulamento Geral, dado que se pretende agregar as várias disposições legais dispersas, criando uma homogeneidade, melhor clarificação e coerência das regras evitando-se a duplicação doa regulamentação conforme se apresenta actualmente.

A NFPA é uma associação americana não governamental, fundada em 1896, nos Estados Unidos da América, reconhecida mundialmente em especial pelas normas elaboradas.
NFPA – 20 em português só é possível obter através da empresa Grundfos Portugal SA., que obteve a concessão de direitos na língua portuguesa.

Graças ao convite que me foi formulado tive a oportunidade de estar presente a um evento que pelas suas características é de louvar a iniciativa, A conferência teve um grande potencial de adesão e interesse, que já á algum tempo não presenciava.
A qualidade da organização, impecável, tanto no reconhecido leque de personalidades que compunham a mesa, como nos oradores e temas apresentados, até ao final do seminário com o jantar no Salão preto e prata do Casino Estoril com o espectáculo de A a Z

4 comentários:

  1. Ao ler o seu blogue vi que introduzio algumas informações erradas:
    1º A organização foi da Instalfogo e teve como parceiros a Grundfos e a Sinalux.
    2º A ordem de engenheiros não teve nada a ver com a organização nem com apoios.
    A NFPA 20 é de pertença da NFPA a Grundfos foi autorizada a fazer a tradução, não tem a distribuição da mesma ésta está a cargo da NFPA e só éla a pode distribuir oficialmente

    ResponderEliminar
  2. A organização não foi só de uma empresa mas de 3 Empresas, Instalfogo, Sinalux, Grundfos, sendo mais uma semântica, pois cada empresa actuou como parceiro, cada um com a sua cota parte, pelo que a ordem de importância de cada um não é relevante, como parceiros actuaram em igualdade o que não se pode dar exclusividade a uma empresa nem isso está escrito.
    A ordem dos engenheiros deu um apoio, mais que não seja no contacto dos congressistas, mas nada teve a ver com a organização e sua logística e não foi dito que tenha dado a pertencido á organização.
    Foi de facto efectuado a tradução para português a norma NFPA 20 pela Grundfos, na qual também participei, e não pode ser desmentido que a mesma foi distribuída, ou se quisermos estava incluída no MANUAL DE ENGENHARIA E SEGURANÇA CONTRA INCENDIOS, onde a mesma se encontrava integrada, e este manual foi oferecido a todos os que se encontravam presentes ( Se não tiver poderei oferecer-lhe um exemplar).
    Separadamente e que eu tenha conhecimento nunca foi efectuado, pois de facto é pertença da NFPA,
    O trabalho para a organização de um evento destes foi complexo, integrando muitas pessoas e meios, e pela a minha avaliação foi conseguido os objectivos da organização
    Creio ter esclarecido quanto ao que chama de erros, que a final não o são.

    ResponderEliminar
  3. gostaria de saber se esta disponivel a nfpa 20 traduzida, sou estudante de engenharia civil e gostaria de ler este documento.

    ResponderEliminar
  4. Por favor, eu também gostaria de uma cópia desta norma. Tu poderias enviar u postar em algum sítio?

    ResponderEliminar