2007-03-30

Não gosto dos políticos do meu país

Eu me penitencio: Não tenho fé nos políticos nestes, nos outros anteriores, e o mais provável nos que viram. Reconheço que não gosto dos nossos (entenda-se) deles, políticos, porquê? Razões há muitas, algumas expressas, ou implícitas nas minhas crónicas.
Quando digo não gosto dos políticos é independentemente da cor, do partido. Eles próprios nos confundem saltam de partido para partido, conforme os seus interesses
São UDP/PS; PCP/PS; PCP/PSD; MRPP/PSD; União Nacional/CDS;
Ministros do tempo da outra senhora, (União Nacional - Salazar) passaram a ministros desta senhora (democracia - Pós 25 de Abril)
Filhos, primos, netos, enteados e outros familiares, toda uma casta, do antigamente para o presentemente.
Os que abandonam os cargos políticos e o país, para irem para outros cargos políticos e para outro país.
Aqueles que nunca estiveram na politica, que nunca mexeram uma palha para a construção da dita democracia, mas que foram espertos ou oportunistas que apanharam o comboio em andamento (revolução)
E tantos e tantas razões que poderiam ser enumeradas, que nem sempre, ou quase são as melhores razões para estarem na política.
A esperança não morre e tenho a convicção ver politicos como julgo dever ser, e por conseguinte gostar um dia dos politicos do meu país.
Mas gosto da política quando é séria, tem princípios, que se passa das palavras aos actos com clareza e frontalidade, que as palavras são instrumentos, ferramentas de trabalho honesto, com convicção naquilo que se diz e se faz. Gosto de politica, mais que não seja porque tem campo vasto para se dissertar, melhor, pano para mangas, e pano com nódoas é matéria que não falta
Entendo que fazer política deve ser uma coisa nobre, deverá ser em prole da causa comum, o de servir e não se servir, como um voluntariado com amor ao próximo.
Gosto da política pois alem do mais me dá gozo, (infelizmente) o poder dizer mal, o bem, esse é muito ténue.

Na política nunca se diz nunca (ou não): Se o entenderam assim foi porque perceberam mal ou é perseguição politica. Esta é a “política” dos nossos políticos, o comum do cidadão é que entende mal, e assim se vão safando.

Tanta coisa há para escrever em política e dos políticos, dos governantes antes e depois (ditadura /democracia), conforme a água corre debaixo da ponte, vamos escrevendo, sinal de que estamos vivos e atentos ao que nos rodeia e que sejamos todos felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário