2007-03-08

Dia Internacional da Mulher

No decorrer do ano de1857, precisamente a 8 de Março, operárias de uma fábrica de têxteis e vestuário nos Estados Unidos da América, foram fechadas dentro do edifício da fabrica onde se encontravam a reivindicar melhores condições como redução do horário de trabalho, sobrecarregado de 16horas/dia) e melhor salário (recebiam cerca de um terço do salário dos homens).
Os donos da fábrica não atendendo ao solicitado pelas mulheres, mandaram encerrar as portas com as operarias lá dentro. Com as mulheres presas dentro da fábrica, foi declarado um incêndio onde morreram cerca de 130 mulheres carbonizadas pelas chamas ou por intoxicação produzida pelos fumos.
Desde 1910, foi decidido prestar homenagem àquelas mulheres, que lutaram pela igualdade de oportunidades, numa reunião internacional de mulheres realizada na Dinamarca, tendo sido decidido, comemorar a data de 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. O movimento das mulheres em prole da igualdade nunca mais parou em todo o mundo (em quase todo).
Desde 1975 foi reconhecido pelas Nações Unidas, como o dia Internacional da Mulher.

As mulheres são o pilar da civilização, o suporte da vida, do nascimento, tem o direito á igualdade. Não á emancipação, (não gosto da palavra, soa a algo de diferente ??) não ao movimento feminista.
Direito á diferença do que é diferente homem ou mulher.
Sim direito aos mesmos direitos e deveres seja homem ou mulher
Presto a simples homenagem a todas as mulheres, mães, esposas, donas de casa, trabalhadoras o muito obrigado e sejam felizes


Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
(Pablo Neruda)


1 comentário: