2007-03-15

Eles comem tudo....ocupam tudo

Estava a pensar com os meus botões, depois de ler nos jornais e semanários, depois de ver e ouvir certas “ cenas” na TV, comecei por me interrogar?
Alguém um dia me disse, sabem quantas pessoas vivem á conta, directa ou indirectamente dos partidos?
Quantas tem o seu emprego assegurado, devido ao partido, sejam ou não por filiado? As “cunhas” os compadrios, não é só “Job for de boys”, são todos os outros em lugares insignificantes até ás boas posições e remunerações, mesmo que sejam uns incompetentes. Muitos, mas muitos milhares?
E isto tudo a propósito de quê? Dos múltiplos tachos que tem alguns “a elite partidária” Mencionando alguns casos e basta ler e estar atento: Deputado, é simultaneamente, advogado para pareceres jurídicos em determinadas câmara (já diz o provérbio, zangam-se as comadres descobre-se as verdades) Deputado é presidente de câmara, comentador desportivo e outras actividades. Deputado é também presidente de um qualquer comité internacional. Presidente de câmara é presidente do conselho de uma ou mais empresas, (quer estejam ou não directamente ligadas a essa câmara,) outros são presidentes de câmara, simultaneamente presidentes dos bombeiros, da associação tal e tal. Deputados comentadores políticos, cronistas eu sei lá.
A acumulação de cargos é mais que muita, exemplos não nos faltariam para juntar ao role. Só para uns “iluminados”, veja-se o que se passa no parlamento são duzentos e trinta e dois, (se a memória não me falha) são sempre os mesmos a botar discurso, e por essas câmaras municipais por esse país fora são ás centenas os exemplos.
Não menciono nomes, cargos etc, porque a lista é vasta e ofenderia alguns por os deixar de fora.
Se o Engenheiro Sócrates, nosso excelentíssimo primeiro-ministro, quiser reduzir o número de desempregados, bastava criar uma lei (já que o parlamento não vai nisso) a estabelecer um número máximo de cargos possível acumulável.
Em abono da verdade também é bom que se diga, isto não se passa só na política, é gestores e como premio da sua incompetência vão para um local mais bem remunerado, tal como ex-ministros e secretários de estado, é nas administrações públicas ou sectores controlados pelo estado, é administrador, consultor, presidente do conselho fiscal, vogal de???, e por ai fora.
Será que somos afinal uma pequena aldeia onde existe meia dúzia de super-homens em que os seres pensadores são só alguns, tão poucos?

A propósito li á pouco no semanário "Sabado nº150", que o executivo de Durão Barroso em 2 anos de mandato nomeou 2804 pessoas , record. O executivo de Sócrates nomeou 2373 pessoas.

“Eles comem tudo e não deixam nada”. Zeca Afonso escreveu esta frase numa canção tão actual agora como antes do 25 de Abril.

Estes comentários são apartidários, pois infelizmente corre praticamente todo o espectro partidário, uns mais que outros, e se lhes cheirar a poder nem se fala.
Esta sociedade está tão limitada (contaminada), por isso não avança. Nada me impele contra quem trabalha e se esforça, quem tem múltiplas actividades, que não são mera fachada e oportunismo, mas tem de haver lugar para todos, tem.
Se um homem não tem trabalho e outro tem dois, três e mais, não será justo deixar o outro também trabalhar, comer ter direito á vida?

Depois de um doce, uma coisa amarga, deixamos a pensar.
Se não fossemos votar para o parlamento por exemplo (o voto é a arma do povo) não adianta, aqui não á cotas ou percentagem mínima de votantes, e como inicialmente indiquei os partido-ou-dependentes são mais que muitos, e fica tudo na mesma.
Que dá para reflectir dá, mas á que ter esperança no futuro e sejam felizes

1 comentário:

  1. Zeca Afonso "Os Vampiros"
    Refrão...
    Eles comem tudo Eles comem tudo
    Eles comem tudo E não deixam nada

    Aqui ;)
    http://www.lyricsondemand.com/z/zecaafonsolyrics/osvampiroslyrics.html

    ResponderEliminar