2007-08-12

Freguesia da Ajuda - Lisboa

Esta é a freguesia onde resido, o historial aqui apresentado foi retirado do SITE da JUNTA de FREGUESIA da AJUDA, que desde já apresento os meus agradecimentos e cumprimentos.
Este documento vem a propósito de me perguntarem onde vivo. É em Lisboa - Portugal e num local igual a tantos outros por esse mundo fora onde impera maus hábitos e droga infelizmente.

Transcrição

Considerada uma das freguesias mais antigas da cidade de Lisboa. Instituída no 1º quartel do séc. XVI, integrando várias populações onde salientamos a de Alcântara, Belém, transferindo-se nesta mesma data a sede da Freguesia da Ajuda para o Convento da Boa-Hora.
Em 1852 a Freguesia da Ajuda ficou separada do Concelho de Lisboa passando a fazer parte do Concelho de Belém onde se manteve até uma reforma posterior que voltou a incluí-la em Lisboa.
Os primórdios históricos desta Freguesia remontam à época em que a Ajuda não passava de um local despovoado e inculto que ocupava uma dimensão bastante significativa pois estendia-se da Praia de Belém até à Serra de Monsanto.
Que factor contribuiu para que a Freguesia da Ajuda crescesse em termos populacionais?
Segundo a lenda, um pastor que passava por estes lados deparou-se com a imagem da Virgem numa fenda de uma rocha. A notícia desta aparição propagou-se rapidamente contribuindo para a proliferação de manifestações de fé. De todo o lado vieram devotos a adorar a imagem, trazendo oferendas em dinheiro e jóias proporcionando, com os recursos obtidos, a construção, no local onde foi encontrada a imagem, da Ermida de Nª Srª da Ajuda. A partir daqui a Freguesia da Ajuda passou a ser povoada por gente que queria viver sob a protecção do santuário o que levou à construção de tendas de venda, barracas e casas, nascendo assim um povoado que não parou de crescer, devido ao número cada vez maior de devotos e peregrinos que rumavam a estas paragens para adorar a Virgem.
Este facto veio contribuir para a construção de um templo de devoção maior e melhor que a primitiva igreja.
Dª Catarina, mulher de D. João III era muito devota à Nª Srª da Ajuda, facto que proporcionou o desenvolvimento da Freguesia na medida em que a devoção trouxe a corte a estas paragens levando nobres e fidalgos a construírem as suas casas de campo na Ajuda, tornando-se por isso uma zona de eleição destinada a gente fina e abastada.
Após o terramoto de 1755, vieram instalar-se na Ajuda o rei D.José e a corte. Ocuparam a Quinta de Cima onde foi construído um paço de madeira denominado de a "Régia Barraca". Também a capela foi transferida para uma construída na igreja paroquial de Nª Srª da Ajuda.
Em 1756 transferiram-se para a Ajuda os frades Agostinhos, provenientes do Convento da Boa-Hora, em Lisboa, destruído pelo terramoto. Foi edificado um novo Convento denominado também de Boa-Hora.
Nessa época e por questões de segurança, muitos dos moradores terão escolhido, nessa altura a Ajuda para habitar. Devido a este facto, em 1758, a população tinha passado de 1059 para 4748 habitantes.
Por volta de 1762-1763 a freguesia da Ajuda deixou de ser considerada suburbana, sendo incluída nos limites da cidade.
No que diz respeito à sua estrutura em termos de rede viária, na época os arruamentos eram apenas cinco: Calçada da Ajuda que ligava Alcântara à Ajuda; Travessa da Estopa; Calçada de Nª Srª da Ajuda; Rua das Mercês e Rua da Paz. Os restantes acessos resumiam-se a caminhos ou estradas como por exemplo a Estrada do Penedo (Calçada do Galvão) ou a Estrada da Ajuda para Carnaxide (via Caramão e Caselas).
Existiam muitos terrenos agrícolas, pedreiras, fornos de cal e moinhos
Em 1768, na Horta da Quinta de Cima, Marquês de Pombal mandou plantar o Jardim Botânico.
Entre 1766 a 1787 Pina Manique mandou construir o cemitério da Ajuda (junto ao sitio da "Cruz das Sardinheiras"). Este cemitério era destinado a "criados da casa real e pobres da Ajuda e Belém.
A história marcou a Freguesia da Ajuda, por aqui passaram reis e rainhas que deixaram uma herança em termos de património importantes para que seja reconhecida como uma zona turística. Desta herança salientamos o Palácio Nacional da Ajuda.

Conheça a seguir o nosso Património, (Será para outro dia)

15 comentários:

  1. Um bom domingo, amigo.
    Fiz um coment no tema da droga. Tema maldito para quem é apanhado.
    Saudações
    A Ajuda é ,sem dúvida, um pérola histórica.
    Vou ficar à espera do restante.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. É assim que eu gosto. Das pessoas que se preocupam com os outros e nunca desistem de ajudar a construir um mundo melhor. Pessoas que apontam o que está mal para que se corrija.
    Um abração

    ResponderEliminar
  3. Pouco conhecia da história da Ajuda. Modernamente tem alguns pontos fracos mas é, no conjunto, um bonito Bairro com monumentos históricos muito interessantes.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a sua visita e o comentário no Do Mirante. Aprecio o seu blog e voltarei com mais tempo para saborear os bons temas que escolhe.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Como não podia deixar de ser, aproveitei para conhecer melhor a Ajuda, por onde passei na minha juventude e para onde caminho agora algumas vezes por motivos profissionais. Reparei também que os seus habitantes, nos últimos anos, tornaram-se mais reivindicativos por estarem descontentes com o abandono a que tem sido votado este bairro Lisboeta. Nem a proximidade do Ministério da Cultura lhes tem valido, mas eles lá vão insistindo, o que é saudável em termos de intervenção cívica.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela Ajuda em saber um pouco mais da História deste povo!
    E, retribuindo, boa semana, amigo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. C Valente, obrigada por partilhar conosco, tão rica imformação sobre a sua freguesia. Eu pensei que de facto fosse a Ajuda a sua freguesia pelas fotos que postou com o título da " minha Janela " .
    Fico também aguardando o resto da imformação sobre tão bela freguesia.
    A minha é S.Sebastião da Pedreira,
    mais concretamente o " Bairro Azul " .
    MUITOS BEIJINHOS,
    Fernanda

    ResponderEliminar
  8. Que linda história!
    Fiquei conhecendo um pouquinho
    desta terra maravilhosa
    e deste lugar encantador...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela passagem e palavras. Aqui se fica com a ideia das coisas interessantes (e pertinentes) que cada um de nós tem a dizer! Abç

    ResponderEliminar
  10. Não sou nada dada à disciplina de história ;-)

    ResponderEliminar
  11. Olá bom dia!
    Vim agradecer a visita e aprender História da Capital; muito obrigada por isso.
    Vou daqui mais rica e voltarei

    Abraço

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  12. Obrigadi pelo seu comentário no meu espaço. Saiba que gostei do que escreveu no seu perfil. Abraço índico!

    ResponderEliminar
  13. Pleno de informação. Fiquei a saber algo mais sobre uma zona que julgava conhecer bem. **

    ResponderEliminar
  14. Bom contributo para a Freguesia da Ajuda.

    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  15. Conheço bastante razoavelmente a Ajuda e até a frequentei quando tinha um casal amigo que aí morava bem lá para o cimo com uma vista linda sobre o Tejo. Nasci em Lisboa mas não chamadas Avenidas Novas junto á Av. de Roma, da qual não guardo grandes recordações, nem me parece ter história digna de se contar.
    Uma boa semana para si também
    Bjs
    TD

    ResponderEliminar