2007-11-19

Político um mal necessário

Todos sabemos, que a democracia, políticos e partidos, é um mal abençoado, pois o mundo sem estes elementos, era uma desgraça ainda maior
Quando escrevo algo, não personalizando acabamos se assim o entenderem por generalizar, mas é evidente que em todos os lados nomeadamente na politica, no aparelho governativo, nas autarquias, nos partidos políticos, assim em como todas as actividades ou profissões, há bons e maus, pessoas de palavra e verticalidade, como sem palavra e verme rastejantes, honestos e desonestos, correctos e indelicados ou seja há de tudo um pouco, em toda a parte e em todo o mundo. Acontece que á actividades que as pessoas se encontram mais expostas, mexem com o nosso dinheiro e com os nossos interesses individuais e colectivos, falam prometem mais e cumprem menos.
Não pretendo ofender ninguém, como se diz “ Quem se picou, nele se acertou”, dado que a verdade dita não ofende quem não se sente atingido.
Ao tentar escrever um poema sobre um determinado tema, claro que a preocupação é o genérico, nunca o individual, cada um afasta o trigo do joio á sua maneira as sementes foram lançadas.
Posto este esclarecimento aqui vai mais uma achega ao que me tem sido transmitido.
O sistema politico está feito ao sabor de uns quantos e não de todos, é esta a minha opinião, já algumas vezes transmitida, mas entendo também que temos o dever cívico de apontar o que julgamos estar mal, de lutar pela verdade e justiça com os meios democráticos ao nosso alcance, e a palavra é uma arma.
Vejamos se todos, e digo todos os portugueses, que estão descontentes com a politica e com estes políticos, friso com muitos destes políticos, independentemente do partido, não fossem votar, adiantaria alguma coisa, creio que não, e porque uns outros quantos, vivem á custa dos partidos, directa e indirectamente, e não e já não incluo os que estão filiados mas, não praticam, basta ver os que são funcionários dos partidos, os autarcas, desde o presidente da Câmara ao membro da assembleia de freguesia, muitos dos funcionários em diversos locais onde o seu emprego depende estritamente do partido ou de determinado politico e por ai fora, são muitos milhares, largos, depois não temos em nada nas nossas leis ou decretos um limite mínimo que é exigível para a eleição de qualquer autarca, deputado ou mesmo presidente da republica (este aqui só tem de ter 50%*1 para a eleição na primeira volta e em relação ao numero de votos, numa segunda volta nem esse numero é importante, isto quer dizer que se uma grande maioria do povo se abster-se haveria sempre que assumiria o poder independentemente da vontade maioritária do povo, pois não existe nenhuma regra que obrigue á existência de outras listas e pessoas, é tudo uma democracia a fingir, quando em eleições só se fala em partidos, partidos, e dos lideres partidários muito pouco ou quase nada dos outros candidatos.
Quando lhes convêm é a disciplina partidária, quando convêm, são eleitos individualmente e cada um defende os seus eleitores, (mas se a maioria dos eleitores nem os conhece), pois as eleições não são nominais, mas a verdade é que os eleitos (deputados e autarca), estão sempre divididos, ou balançados para o lado que dá mais jeito, uma vezes tem de obedecer ao partido, e não respeitam os interesses dos seus eleitores, outras quando estão zangados com o partido (com ou sem razão) alega que foi eleito individualmente e dispensa o partido, em que ficamos?
Situações dúbias, que tem de ser clarificadas como tudo o mais.
A nós simples cidadãos cabe-nos abanar a arvore, tentar que caiam os frutos podres e fique os sãos, mas que é difícil é.
Cada um deve fazer uma forcinha, pequena que seja, juntos podemos mover montanhas.
Que fique claro também que ao dizer isto, não sou contra os partidos, e sou como no passado (antes do 25 de Abril) a favor de uma democracia plena, autentica, dito isto acrescento
O que pretendo será criticar os maus políticos, as falsas promessa, o não cumprimento dos compromissos assumidos, do não cumprimento dos programas eleitorais, que devia de servir de “biblia” a cumprir, e quando chegam ao poder se esquecem de tudo o mais. Conversa e justificações encontram sempre.
Em democracia o cidadão tem o direito, e porque não o dever, de criticar, de expressar seu descontentamento, pelo modo como o seu país é governado ou como se faz politica
Os partidos, os políticos e os governos, não são senhores da verdade, pelo que estão sujeitos a criticas, e quem não gostar vá viver para um país de ditadura, creio que estamos todos entendidos e de acordo, e quem não estiver paciência.
Com os amigos falo de gosto de falar de politica , mesmo que não estejamos de acordo, ou em pólos opostos, com a condição, de nos respeitarmos as ideia um do outro, sendo fundamental, não poder haver radicalismos ou fanatismo, se assim for, Ponto final, conversa interdita

- A democracia apesar de não ser o sistema perfeito, é o melhor de todos os que conhecemos
- Antes uma má democracia a uma boa ditadura
- Antes uma democracia imperfeita a uma ditadura perfeita
- Antes uma democracia rameira a uma ditadura presenteia
- A política e os políticos é um mal necessário.
- Não pretendo políticos perfeitos, mas exijo políticos honestos.

19 comentários:

  1. Caro Amigo Valente
    Li com muita atenção este teu post que, para comentar, de tantos temas que abordas, o comentário terá que ser mais extenso do que eu gostaria.
    Dizes "não temos em nada nas nossas leis ou decretos um limite mínimo que é exigível para a eleição de qualquer autarca, deputado ou mesmo presidente da republica". Ora, se és "a favor de uma democracia plena, autentica," há que respeitar o resultado eleitoral, tenha nele participado qualquer percentagem de cidadãos. Assim sendo, como haver um decreto que exija um "limite mínimo" de votantes?
    Em democracia temos que respeitar os votos expressos pelo povo, em eleições que se querem LIVRES. Até de percentagens para que sejam validadas.
    Percebo-te quando falas no desencanto das políticas que têm sido praticadas neste país. Mas se eles lá estão, estes ou outros, é porque foram votados maioritariamente pelos eleitores.
    Podes falar que não gostas desta alternância política. Nem eu. Prefiro uma alternativa. Que existe.
    Por isso expresso o meu descontentamento face às promessas não cumpridas, antes, violadas, por isso me manifesto onde, sempre e quando for preciso, por isso eles nunca levaram, nem levarão, o meu voto.
    Entendo que o lugar de um eleito é um lugar ganho pelo Partido pelo qual esse eleito concorreu. Se entra em rota de colisão, ou como lhe queiras chamar, com esse Partido, seja ele qual for, esse eleito, se for honesto, põe o seu lugar à disposição. É só assim que entendo o lugar de eleito. Não pondo o lugar à disposição do Partido pelo qual foi eleito está a tornar-se exactamente naquilo que tu e eu combatemos: os políticos desonestos e oportunistas.
    Tinha tanto, mas tanto, para dizer aqui, que faria deste comentário um "lençol" enorme.
    Fico-me por aqui, com a certeza de que nos ficámos a conhecer melhor.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. A democracia é um bem, o homem é a causa do aviltamento da mesma. Logo o homem não é um bem democrático.
    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Diz bem, em relação à democracia.
    Mas devemos exigir que ela seja sempre melhor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente nós exigimos mas não conseguimos, é que são sempre os mesmos.

    Seria necessário uma renovação, mas as renovações que tem sido feitas trazem-nos algumas caras novas com o mesmo pensar e tiques do passado.

    ResponderEliminar
  5. nem mais:

    "- A democracia apesar de não ser o sistema perfeito, é o melhor de todos os que conhecemos
    - Antes uma má democracia a uma boa ditadura
    - Antes uma democracia imperfeita a uma ditadura perfeita
    - Antes uma democracia rameira a uma ditadura presenteia
    - A política e os políticos é um mal necessário.
    - Não pretendo políticos perfeitos, mas exijo políticos honestos."

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo totalmente as suas palavras, de politicos já estamos falados...


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Querido amigo C Valente, se me permite, faço minhas as suas palavras.
    Depois de ler e reler com atenção o seu texto, nada mais tenho a acrescentar.
    Parabéns!!!
    Beijinhos com muito carinho.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  8. "- A democracia apesar de não ser o sistema perfeito, é o melhor de todos os que conhecemos
    - Antes uma má democracia a uma boa ditadura
    - Antes uma democracia imperfeita a uma ditadura perfeita
    - Antes uma democracia rameira a uma ditadura presenteia
    - A política e os políticos é um mal necessário.
    - Não pretendo políticos perfeitos, mas exijo políticos honestos.
    "

    claro que sim ... que não podia estar mais de acordo ...

    só que acho que estamos a caminhar para uma ditadura mascarada de democracia ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É obvio que existem bons e maus em todas as profissões, mas como dizes, os politicos interferem directamente com a nossa vida. Depois de serem eleitos têm a "faca e o queijo na mão" e com isso governam o país. O que me chateia é que o façam muitas vezes a pensar no seu bolso e não no nosso.

    Gostava que pensassem primeiro no português da classe média, aquele que tem poder de compra mesmo que baixo, porque é esse português que faz mexer com a economia. Pensa-se no da classe alta e fala-se no da classe baixa. O da classe média paga e não bufa.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  10. Vim retribuir e agradecer a visita.
    Quanto ao tema abordado, concordo em quase tudo mas também sou dos que prefere um mau regime democrático a uma ditadura perfeita. No entanto são necessárias reformas profundas no nosso sistema eleitoral não podemos consentir que se mantenham absurdos eleitorais face ao aumento significativo da abstenção. Um abraço
    Raul

    ResponderEliminar
  11. "Não pretendo políticos perfeitos, mas exijo políticos honestos"

    Não me parece o caso de Portugal, onde os 60% de abstenções provam isso!

    Comecem a votar em branco e aí teremos razão para se falar nisso!

    ResponderEliminar
  12. -Majestade...sobre quem reinais Vós?

    -Sobre tudo- respondeu o rei, com grande simplicidade.

    ResponderEliminar
  13. Passei para lhe desejar uma boa semana e para passar pelo meu blog... ha la premios!

    bj

    ResponderEliminar
  14. É um post excelente que revela uma meditação profunda e atenta da nossa realidade.Concordo com tudo o que dizes e relevo a parte final que considero merecer especial ênfase: apesar de todos os males de que enferma a nossa (e outras democracias) antes uma má democracia que uma boa ditadura. A liberdade é o bem mais precioso de qualquer ser vivo e disso nunca nos poderemos esquecer.

    ResponderEliminar
  15. Do seu artigo, saltaram-me aos olhos estas duas frases, quase no final:
    "- Antes uma democracia imperfeita a uma ditadura perfeita
    - Antes uma democracia rameira a uma ditadura presenteia"

    -à primeira, apenas questiono: o que será uma "ditadura perfeita"?
    -relativamente à 2ª, e pensando que quis dizer "presenteira",
    entendo o sentido. Mas já não sei bem o que quer dizer com "uma democracia rameira".

    O que eu penso, meu amigo, é que cada vez mais as democracias que temos são, na realidade, partidocracias e o poder é exercido por políticos profissionais de carreira, treinados para afunção desde tenra idade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. A liberdade não é um dom, é uma conquista.
    Não é fácil manter a verticalidade, mas é possível . Claro, que se paga caro...mas vale a pena!!
    Claro que prefiro uma democracia imperfeita a tudo, mas reformas deverão ser feitas...e com urgência!
    Fico esperando por si|

    ResponderEliminar
  17. C.Valente:
    Excelente post. Parabéns.
    Estou também farto de dar no côco dos políoticos mentirosos (todos), mas não têm emenda.
    Vou colocar um link para o seu blog, e espero que o retribui, ok? Obrigado
    Saudações
    Compadre Alentejano
    www.papaacordas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Aqui estou para agradecer e retribuir a visita,que me encantou.

    Agora meu amigo em relação à democracia...
    - A democracia apesar de não ser o sistema perfeito, é o melhor de todos os que conhecemos
    - Antes uma má democracia a uma boa ditadura
    - Antes uma democracia imperfeita a uma ditadura perfeita
    - Antes uma democracia rameira a uma ditadura presenteia
    - A política e os políticos é um mal necessário.
    - Não pretendo políticos perfeitos, mas exijo políticos honestos.

    Tenho que lhe dizer que tudo o que aqui expõe é capáz de se começar a resolver ou a melhorar pelo menos quando se começar a votar em BRANCO e em MASSA!!!
    Às vezes fico com umas ganas que até me apetece trincá-los, tipo quem trinca umas cabeças de camarão com prazer...


    Bom deixo um Beijão grande


    fui.

    ResponderEliminar
  19. CAro C.Valente,

    No geral concordo com a ideia exposta. Muito do mal que se passa na vida do paises pessa pelos partidos e pelos politicos que teem. Há uma classe no interior des gremios politicos, tal como os sargentos na tropa, dominam-os. Apesar de nao serem figuras de primeira dominam a vida partidaria e muitas das nomeaçoes de alguns cargos dependentes dos partidos passam por eles...infelizmente!

    Um abraço
    António.

    Ps.Estou fora de Portugal faz cinco dias .

    ResponderEliminar