2007-09-09

Frase da Dra Margarida Rebelo Pinto

A) Hoje como ontem vamos falar do mundo da globosfera, desta feita pelas piores razões
Começo por ficar "chateado", mas parece que agora está na moda dos escritores, jornalistas, intelectuais e outros que tais. Uns que escrevem ou falam nos meios de comunicação de mandarem uns “bitates” nos órgãos que lhe dão cobertura, pois ainda há quem lhes pague para muitas das vezes dizerem ou escreverem tanta asneirada.
Há tempos foi sr Tozé Brito, dizer o que disse agora foi uma escritora, estará na moda
A Dra Margarida Pinto Rebelo disse ao Jornal de Negócios (Frase conforme descrito na revista sábado em Frases:” (os blogues) são um território de guerrilha suja, protagonizada pelos terroristas da internet” Não sei a quem se estava a referir concretamente, mas não é correcto.
Das duas uma, ou a senhora está muito mal informada, ou tem dor de cotovelo.
Aqui a escrita não se paga, e já vi e li, artigos muito bons, melhores que em jornais, revistas, ou livros, de modo grátis há “ borla”, será esta a dor?
Claro que os blogues não são só maravilhas há de tudo. Os mal-educados, os caluniadores, onde se oferece de tudo para todos os gostos, mesmo os maus gostos
(como se tratar mal a policia, fazer bombas, sexo etc etc. Mas como costumo dizer uma arma é artigo inocente não tem perigo, quem a maneja é que será perigoso.
Como qualquer pessoa minimamente formada e informada sabe que na vida, há o bom e o mau, há bons e maus escritores, os que escrevem para todos, os intelectuais ou pseudo intelectuais que escrevem o que poucos entendem e os que são terroristas (empregando o termo) da palavra e da escrita, outros que escrevem ou falam nos órgãos de comunicação social (jornais revistas rádio e televisão) que vem dizer muita coisa menos verdadeira ou de proporções graves, e estes pagamos principalmente na rádio e televisão as “calinadas” no português é um verdadeiro atentado.
E não se ouve ninguém a andar a apregoar ali moram terroristas do português, nem os arautos da língua
Acontece cá em casa, quando os temas não me interessam, ou as pessoas são asquerosas, mudo de canal ou desligo. Sempre ouvi dizer vozes de bestas (não ofendendo os burros) não chegam aos céus e faço para não chegar aos meus ouvidos Por aqui parece-me que estamos entendidos. Quem não gosta não estraga.
O mundo cibernético tem de tudo, os blogues são constituídos por pessoas com boas e más intenções, encontra-se um pouco de tudo. Essa uma verdade.
Mas será assim tão mau, para serem apelidados de terroristas?
Temos governo, que cria sites, ministros e ex-ministros, deputados, gente da política e da cultura, gente simples e anónima que tem o seu blogue
Os mexericos da aldeia, a corrupção existente aqui ou ali, deixou de ser tema local as injustiças, com isso também vem a calunia e tudo o que há de pior, mas as pessoas é que tem saber separar o trigo do joio, e também existe os tribunais, portanto o porquê do papão do blogger.
Frases ditas por certas pessoas, de que deviam ter mais responsabilidade naquilo que proferem é ma vergonha.

B) A exemplo e apresentado um lado negativo, deste mundo e nem por isso o vou chamar de terrorismo,
Foi-me colocada uma questão por uma amiga, em que foi mal tratada e ofendida por outro blogger (será normal? Não devia ser) como a ela lhe escrevi direi, faça como eu desprezo.
E continue a escrever no seu blogue se isso lhe dá prazer, que compartilhe com alguns amigos que os tem, e não ligue a coisas mesquinhas e sem valor.
A discórdia base foi o facto de publicar algumas fotografias tiradas de outros sites, isso não é crime de lesa-majestade, até porque se entra no “Google” e em muitas das imagens nem sequer estão identificados os seus autores.

25 comentários:

  1. Também por aqui já li muitos artigos...Belos, bem escritos que suplantam muitos artigos jornalisticos.

    Uma boa semana

    bjgrande

    ResponderEliminar
  2. E eu já li por aqui textos muito melhores do que os "livros" que ela escreve............

    Tem uma boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Os blogs devem ser livres, infelizmente à os bons blog e os maus mas reflectem as pessoas que os escrevem.
    Eu sou pela liberdade de expressão.

    Excelente texto.
    já agora tenho aqui uma prendinha para si :)
    http://lopesca.blogspot.com/2007/09/certificado-blog.html

    ResponderEliminar
  4. É um facto real que se encontram nos blogs textos da mais alta qualidade. É só querer dar-se ao trabalho de correr este espaço.

    Muitos terão receio do "inimigo" blogosfera. Mas velhos do Restelo sempre os houve e o mundo não parou...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa análise a sua CValaente.
    A sô dona Margarida, quando não tem que fazer...inventa coisas do tipo..."Sei lá"!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão naquilo que dizes. No espaço da blogosfera partilham-se ideias, acrescentam-se conhecimentos e estabelecem-se solidariedades. São um garante da democracia porque a comunicação social está ao serviço do poder seja ele económico seja ele político. É evidente que há de tudo e há quem não seja civilizado mas também descobri talentos e sensibilidades dignos de figurarem entre os melhores e que muito nos orgulham.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. "...um território de guerrilha suja, protagonizada pelos terroristas da internet."
    Essa senhora expressa a sua opinião a troco duns cobres, o que é legítimo, e não gosta que outros o façam à borla e em espaços abertos a todos. Apelidar de "terroristas da internet", quem por aqui vai deixando opinião e arte, é demonstrar uma absoluta ignorância, já que o mínimo que podemos dizer é que não sabe procurar e seleccionar o que vale a pena, e disso felizmente há bastante.
    ~Pessoalmente não gosto da escrita de MRP, mas nunca me passou pela cabeça apelidá-la com epítetos semelhantes aos que ela utilizou para me classificar a mim, e a muitos outros que por aqui andamos. Talvez seja uma questão, também de educação e de respeito.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  8. Ai a Margarida Rebelo Pinto navega pela blogosfera?
    E não gosta do que lê?
    Onde?
    Como?
    Quando?
    Por quem?
    Não sabe, não quer dizer, ou colocará todos no mesmo saco?
    E quem é a Margarida Rebelo Pinto (que, pelos vistos, também é doutora) para lavrar sentenças?
    E a Margarida Rebelo Pinto já reparou que na blogosfera há muito, mas mesmo muito, boa gente que escreve muito melhor que ela?
    Mas ela, que ganhou a fama e o proveito sem que possivelmente os mereça, pode dizer o que diz que ninguém a pode incomodar. É que ela é a MRP e os outros são... os outros!!!

    ResponderEliminar
  9. Como em todos os ambientes, existem bons e maus espécimens. Olha, tal como nos escritores, há os bons e os sofriveis, como essa senhora. Mas o próprio Pacheco Pereira também disse que a blogosfera era só lixo. Certamente deve estar a falar dos que não vão ao blog dele, que apesar de ser o mais visitado, é das coisinhas mais aborrecidas que existem. Quando assim é, uns optam por dizer mal, outros, como eu, preferem passar ao largo, ignorando... Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Pela linha de pensamento dessa senhora, mostra ser alguém do grupo da sueca do sr. Tozé Brito, tudo o que eu escrevi para ele serve para essa senhora, fácil é insultar os outros, aproveitando o suposto estatuto de vedetas, na comunicação social e não ter de levar resposta, parece-me que para escritora tem conhecimentos muito limitados, se a senhora se sente atingida com alguma coisa tem a liberdade de mudar de pagina e não voltar lá, em relação ao anonimato, infelizmente nem todos podem ser escritores e darem a cara.

    ResponderEliminar
  11. Quem não sabe separar o trigo do joio, é melhor não fazer a ceifa...
    Nós outros, contiuaremos a escrever e a ler o que alguns outros escrevem, porque isso nos enriquece e nos faz bem!

    C. Valente,não sei se verificaste, no post anterior a este, indiquei um poema teu para a "Caneta de Ouro"...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Valente

    E é que tens toda a razão , do meu ponto de vista.

    Não quer dizer que se abadone a perspectiva crítica de tudo, seria mau.

    Claro

    samigas de 2ª feira

    ResponderEliminar
  13. Não consigo compreender esta aversão aos blogs.

    Será porque agora já são editados livros que foram blogues? Será que estes livros tiveram mais tiragem do que outros? Será que com os blogs se permite uma maior exposição de futuros escritores? Será que um livro oriundo de um blog já tem o teste feito e será, quase de certeza, uma aposta ganha?

    Enfim, não perecebo.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  14. é um facto que há blogs que nascem para dizer mal sobre essa capa do anonimato, e aí temos que dar a mão á palmatória, para o mal ou para o bem, eles teem lá o nome e aqui toda a informação pode ser desvirtuada.

    bom dia.

    ResponderEliminar
  15. Mas alguém liga ao que essa "senhora" escreve?

    ResponderEliminar
  16. Fico feliz por ter gostado. Disponha à vontade.
    Ando por fora, só logo à noite regresso à base.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Diria que palavras o vento leva, mas há sempre quem as apanhe...

    Doce beijo

    ResponderEliminar
  18. Sendo a liberdade de express�o um direito que assiste a qualquer cidad�o,n�o vejo o porqu� da n�o aceita�o do mundo da blogesfera por parte d algumas pessoas do mundo liter�rio.
    Bom in�cio d semana
    Bjs Zita

    ResponderEliminar
  19. Não me sabia terrorista!!!!!!!!!
    Se o sou, pura e simplesmente, atento contra mim mesma.
    Escrevo sobre mim e o meu sentir. Opinar só o faço, repetidamente, nas casas em que sou acarinhada. Nesta casa assim me sinto.

    Bom texto
    Beijinhos
    BF

    ResponderEliminar
  20. Peço desculpa, mas quem é essa tal Drª Margarida Rebelo Pinto?!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Aquela gente para qual maldizer não custa nada, nem dinheiro nem esforço, dizer bem, pelo contrário, tem o preço da honra e da dignidade. Valores muito caros para os sem vergonha.

    Um abraço Raiano

    ResponderEliminar
  22. generalizar é mau....quem é que essa tipa pensa que é?

    cp's

    ResponderEliminar
  23. As fotos devidamente identificadas eu tento não me esquuecer de as identificar:o seu a seu dono, mas muitas não têm referência.

    Afinal como em tudo, encontram-se blogues para todos os gostos e quem não está bem:

    Mude,
    mas comece devagar,
    porque a direção é mais importante
    que a velocidade.
    Sente-se em outra cadeira,
    no outro lado da mesa.
    Mais tarde, mude de mesa.
    Quando sair,
    procure andar pelo outro lado da rua.
    Depois, mude de caminho,
    ande por outras ruas,
    calmamente,
    observando com atenção
    os lugares por onde
    você passa.
    Tome outros ônibus.
    Mude por uns tempos o estilo das roupas.
    Dê os teus sapatos velhos.
    Procure andar descalço alguns dias.
    Tire uma tarde inteira
    para passear livremente na praia,
    ou no parque,
    e ouvir o canto dos passarinhos.

    Veja o mundo de outras perspectivas.
    Abra e feche as gavetas
    e portas com a mão esquerda.
    Durma no outro lado da cama...
    depois, procure dormir em outras camas.
    Assista a outros programas de tv,
    compre outros jornais...
    leia outros livros,
    Viva outros romances.
    Não faça do hábito um estilo de vida.
    Ame a novidade.
    Durma mais tarde.
    Durma mais cedo.
    Aprenda uma palavra nova por dia
    numa outra língua.
    Corrija a postura.
    Coma um pouco menos,
    escolha comidas diferentes,
    novos temperos, novas cores,
    novas delícias.
    Tente o novo todo dia.
    o novo lado,
    o novo método,
    o novo sabor,
    o novo jeito,
    o novo prazer,
    o novo amor.
    a nova vida.
    Tente.
    Busque novos amigos.
    Tente novos amores.
    Faça novas relações.
    Almoce em outros locais,
    vá a outros restaurantes,
    tome outro tipo de bebida
    compre pão em outra padaria.
    Almoce mais cedo,
    jante mais tarde ou vice-versa.
    Escolha outro mercado...
    outra marca de sabonete,
    outro creme dental...
    tome banho em novos horários.
    Use canetas de outras cores.
    Vá passear em outros lugares.
    Ame muito,
    cada vez mais,
    de modos diferentes.
    Troque de bolsa,
    de carteira,
    de malas,
    troque de carro,
    compre novos óculos,
    escreva outras poesias.
    Jogue os velhos relógios,
    quebre delicadamente
    esses horrorosos despertadores.
    Abra conta em outro banco.
    Vá a outros cinemas,
    outros cabeleireiros,
    outros teatros,
    visite novos museus.
    Mude.
    Lembre-se de que a Vida é uma só.
    E pense seriamente em arrumar um outro emprego,
    uma nova ocupação,
    um trabalho mais light,
    mais prazeroso,
    mais digno,
    mais humano.
    Se você não encontrar razões para ser livre,
    invente-as.
    Seja criativo.
    E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
    longa, se possível sem destino.
    Experimente coisas novas.
    Troque novamente.
    Mude, de novo.
    Experimente outra vez.
    Você certamente conhecerá coisas melhores
    e coisas piores do que as já conhecidas,
    mas não é isso o que importa.
    O mais importante é a mudança,
    o movimento,
    o dinamismo,
    a energia.
    Só o que está morto não muda !
    Repito por pura alegria de viver:
    a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
    vale a pena!!!
    "Edson Marques"


    um abraço

    ResponderEliminar
  24. GarçaReal
    Concordo plenamente, o mal desta gente é não ter formação.

    Maria
    Idem, e dela nada li a não ser baboseiras.

    LopesCa
    Como na vida encontra-se o bom e o mau, também prefiro a liberdade de expressão.
    Obrigado pela distinção.

    Lumife
    Correctíssimo amigo.

    Carminda Pinho
    A sô dra precisa é de aspirinas.

    SILÊNCIO CULPADO
    A democracia incomoda muita gente, quando o poleiro lhes pode fugir.

    Zé Povinho
    Pois como o disse como nada tem de novo querem protagonismo normalmente símbolo da estupidez.

    quintino
    Só demonstra a baixa formação de que é feita , pois em que não sabe distinguir o trigo do joio.

    Rafeiro Perfumado
    O sr Pacheco Pereira quando se refere a lixo tem desculpa, refere-se ao SEU próprio blogue, e também não quer perder o tacho, veja-se o que ele escreve na revista Sabado, é normalmente os “bitates” que apresenta na TV, dois em 1 ou será 3 .

    Tiago R Cardoso
    Jogam todos no mesmo clube “da cunha, e do tacho”, e então a pandilha dá-se ao luxo, pois tem quem no seu clube também jogue no facilitismo de insultar os outros.

    Baby
    Muito bem, desprezo para esta gente é a melhor ferramenta
    Obrigado pela indicação, mas tenho andado um pouco arredado.

    astrid
    Está tudo dito.

    Marco Ferreira
    Creio que a razão é tudo uma questão de dinheiro, fogem os clientes pois aqui encontra-se melhores artigos e grátis.

    Francis
    Como na vida á o bom e o mau, temos de saber escolher pois nada é perfeito, temos também de aturar os órgãos de comunicação em especial a TV, que agride e não chamamos nomes indiscriminadamente.

    O Profano
    Não se liga , mas irrita , como uma mosca não faz mal mas chateia .

    Meg
    Eu é que agradeço a inspiração, e como tal não me sentia bem se não lhe dedica-se o poema ., que espero seja do seu agrado.

    ©õllyß®y
    O calado é o melhor
    Entre linhas
    Há pessoas que pensam que o direito é só para eles, são importantes, uma fava.

    Papoila
    Eu também não assim como milhões de pessoas , mas isto só numa cabeça mesquinha é que pode sair tais frases.

    J.G. Boa pergunta, óptima questão.

    Chanesco
    Dizer mal é fácil mas generalizar é péssimo.

    M. Relvas
    O problema das fotos já me aconteceu no inicio do meu blogue tive o cuidado de utilizar as não identificadas. E se depara-se com alguma indicação não tinha nem tenho dúvidas em colocar o nome do autor.

    C Valente
    A todos as minhas cordiais saudações

    ResponderEliminar
  25. Cada vez mais pasmo com o que se vive no nosso país! E cada vez mais sinto a falta de um Alexandre O'Neill para desmistificar tanta 'alergia' a certos aspectos!!

    [...]
    Perfilados de medo, agradecemos
    o medo que nos salva da loucura.
    Decisão e coragem valem menos
    e a vida sem viver é mais segura.

    Aventureiros já sem aventura,
    perfilados de medo combatemos
    irónicos fantasmas à procura
    do que não fomos, do que não seremos.
    [...]

    Grandes escritores, conceituados 'puristas' da língua lusa passaram por sectores que nada tinham a ver com o seu enorme talento! Porque comer é preciso!! E hoje são as maiores referências da nossa literatura a nível mundial!

    Há escritores a deixar na Internet excertos dos seus livros, para que esta coisa maravilhosa que se chama o gosto de ler chegue mais perto de todos: Agustina fê-lo, Nuno Júdice fá-lo, José Luís Peixoto e outros...

    Na Internet tenho lido textos de grande beleza, quer em prosa quer em verso, de pessoas que nunca publicaram nem são conhecidas. Autênticas revelações, algumas!

    A senhora da literatura 'light' deve falar de incómodo porque as bancas das livrarias estão cheias dos seus 'volumes' que já ninguém compra!

    Ufa!! Até que enfim!!

    Parabéns pelo seu 'acutilante' post!

    Abraço,

    ResponderEliminar