2015-10-30

Partidos políticos, aqui ou na China

A maioria dos partidos políticos foram criados para servir em primeiro lugar, os interesses os seus dirigentes, a maquina partidária, os seus filiados e apoiantes e amigalhaços e só em último para servir a restante população por vezes mis como folclore.
Os partidos políticos, tem como primeiro objectivo chegar ao poder, seja nas Juntas de freguesia, nas Camaras Municipais e o topo, chegar ao governo e á presidência da república.
Nos entretantos o aparelho partidário, os filiados e afilhados dos nos partidos, e através das diversas etapas possíveis desenvolvem os seus tentáculos tal polvo seja através dos seus colegas, companheiros, camaradas, o seu umbigo está sempre em primeiro lugar
Os partidos políticos acabam por ser um mal menor, antes uma pluralidade de partidos, do que regimes de partido único, antes uma fraca democracia do que um regime totalitário ou ditatorial.
Isto não se passa só em Portugal mas por esse mundo fora, onde se encontra na história recente, casos flagrantes, e maus, muito maus políticos e governantes. A promiscuidade entre a política e os negócios é flagrante e constante (veja-se o caso da comissão da U.E. Durão Barroso e seus acompanhantes)
Existem regimes ditatoriais, liberais, conservadores, de direita, do centro ou de esquerda, monárquicos, socialistas, sociais- democratas sejam ou não democracias,
Quando fazem um programa de governação, é sempre em prole “do povo, do cidadão e do nós do país”, quando na realidade e na prática o cidadão é subalternizado, em proveito do partido, dos próprios e seus apaziguados.
Formações de governo muito heterógenas e numa amalgama de partidos de esquerda com a direita ou vice-versa.
Isto não se passa só aqui mas por esse mundo fora, onde se encontra na história recente, casos flagrantes, e maus, muito maus políticos e governantes. A promiscuidade entre a política e os negócios é flagrante e constante (veja-se o caso da comissão da U.E. Durão Barroso e seus acompanhantes)
O errado não está do tipo de democracia ou de governos, só que em alguns países, existe uma fiscalização e uma vigilância que por parte da justiça quer por parte do cidadão, à regimes em que a separação de poderes, justiça, governação são efectivamente independentes e em que não é admitido ingerências sejam económicas, sejam politicas.
Não sejamos ingénuos, não existe um mundo perfeito, não existe regimes perfeitos, nem governos, assim como homens perfeitos
No chamado mundo global, no caso da UE chegamos á conclusão que a abertura de fronteiras e mercados, só veio beneficiar o grande capital, facilitar as grandes transacções a política e os políticos foram subjugados e subalternizado pelo poder financeiro, económico, o poder do dinheiro é o principal.
O bem comum só surge e é gerido quando beneficia em primeiro lugar o poder do dinheiro e dos números, e só depois é que surge a cidadão, a pessoa humana.
Um Estado tem necessidade e precisa equilibrar as contas publicas, os orçamentos de estado, reduzir os gatos,
Reduzir os gastos, só quando se destinam ao cidadão, ao povo, mas quando é para benefício dos tubarões, banqueiros capitalista e governantes, dirigentes, ou quando e em nome do estado fazem péssimos negócios, quer seja através de intermediários, quer seja através de luvas ou outros esquemas
A ética, a honradez a honestidade, não está na moda não tem grande valor, quer seja na politica, nos negócios, nos simples, convivência do dia- a - dia. A honra hoje é um luxo
Tempo ouve que a honra,e a palavra tinham valor, e quanto mais elevado era o estatuto do homem, mais se valorizava essa posição, Na historia homens morreram e lutaram pela honra e pela palavra dada. A palavra era lei, não eram necessários nem papéis, nem advogados nem mesmo leis. A palavra era lei, e cumpria-se:
È urgente e necessário:
Reinventar a ética, a moral e os princípios da dignidade humana
Valorizar a palavra na vida pública, seja na política ou no quotidiano da vida
Valorizar e respeitar honra a sua prática seu juramento
Valorizar a competência e mérito
Sim é preciso respeitar e valorizar o que efectivamente tem valor para um povo, uma nação , em favor de um mundo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário