2008-11-08

Fátima majestosa, mesmo diferente

Foto do autor: C Valente - Santuário de Fatima

Um lugar de respeito de oração e devoção, com a presença de muita gente, uns com aspecto turístico, mas não será menor a sua fé, na virgem no local, mas o local está diferente, há já um certo tempo que não vinha a este lugar,
respeitado por muitos, indiferente para alguns, mas devemos respeitar as opções religiosas de cada um, considero-me católico não praticante, tenho o meu próprio modo de olhar a religião, tenho fé em algo especial, mas desconfio do homem da igreja, seja padre ou bispo, são homens, e temos gente boa como má, cometem as coisas mais graciosas, como grandes crimes, são tentados como os outros pelo dinheiro., mas este tema nos levaria a abordar a religião mais profundamente.
Mas deixamos esta situação visitei o nova catedral, e mais parece, (salvo melhor opinião), um auditório de conferências, do que uma igreja, parce um lugar vazio e frio em vez de um espaço acolhedor. Depois não se entende o porque de se “roubar” espaço de via publica, obrigando a desvio onde outrora era praticamente uma recta, com separadores de cimento, dando o aspecto de obra constante. Quem é ou são os responsáveis, qual a posição da autarquia?
Gostaria de colocar aqui algumas fotos do interior da nova igreja, mas estava a decorrer uma missa, e respeito por isso vi-me por vontade própria de tirar fotos.
Como acontece prefiro, visitar a antiga e majestosa igreja, e aqui e como estava em silencio aproveitei como outras pessoas para tirar umas fotografias que aqui vos deixo algumas.
Mas de facto Fátima cada ano que passa está mais moderna e não só no plano religioso como a capela das aparições, que até é muito positiva, mas a nova igreja, que apesar da sua volumetria que poderá estar enquadrada mas o seu desenho e arquitectura não me agrada de todo.
Fátima já á muito que deixou de ser um simples lugarejo, uma vila , hoje é uma cidade tendo o seu epicentro no santuário, e á volta deste encontra-se uma série de hotéis, ( já ultrapassa as duas dezenas), as casa de artigos de mais ou menos religiosos e outras lembranças proliferam , enfim deixou de ser a pequena vila para se tornar uma cidade virada para o turismo em que a construção continua.


Foto de autor C Valente : Linhas frias - Nova Fatima


Foto do autor: C Valente - Crucifixo -Fatima


Foto do autor: C Valente - A virgem -Fatima


Foto do autor: C Valente Altar tradicional-Fatima


Foto do autor: C Valente Virgem abençoa todo o santuário



Foto do autor: C Valente - Catedral







23 comentários:

  1. Olá C Valente,

    Nunca estive em Fátima e gostei de ver as tuas fotos. Também eu tenho meu próprio modo de ver a religião. E como este é um assunto polêmico, que por vezes gera até mal entendidos, prefiro manter para mim o que penso. Mas claro, respeito a religião de cada um.
    Deixo-te um abraço e o desejo de um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Para quem tem fé, ficamo-nos pela silicidade da capelinha.
    Não entendo essa outra Fátima, por razões diversas, nem que digam que há milhares de grupos que precisam de acolhimento no inverno.

    ResponderEliminar
  3. errata: simplicidade

    ResponderEliminar
  4. conheço a nova Igreja. considero uma bela "peça" de arquitectura...

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Estou há espera de em breve ir conhecer a nova igreja...e dar umas voltas, até mira de aires, ver as grutas, enfim uma voltita ainda que saloia.
    Estive ao lado do papa e da irmã Lucia em 1991,em serviço, olhei e vi que eram duas pessoas em tudo igual às outras.
    Claro que eram....
    Mas o Papa de facto exalava um espirito diferente, sentia-se que era de facto alguem com virtudes, carisma etc. que o diferenciavam do comum dos mortais.
    E eu também sou um simples católico não praticante..mas aquele homem, era, de facto, diferente do comum dos mortais.

    ResponderEliminar
  6. É um bom lugar para o chamado turismo de fim de semana. Já por várias vezes lá estive, mas ainda não fui à nova Catedral. Espero ir lá na próxima primevera.

    ResponderEliminar
  7. Percebi, amigo, uma certa nostalgia. Mas, confesso, também prefiro imaginar a Fátima como um "simples" tesouro de fé. Boa semana, meu abraço! :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei imenso das imagens. Não conheço, infelizmente...

    Te deixo um beijo amigo

    ResponderEliminar
  9. Muito já ouvi falar sobre esta cidade, amigo! Quem sabe, um dia, eu possa conhecê-la.

    As fotografias estão ótimas!

    Um abraço e, uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  10. Um lugar onde sinto PAZ!!!!

    Um beijinho e boa semana para si!!!

    Obrigada pelas fotos que nos mostra, ainda não fui lá depois de concluidas as obras da nova Igreja.

    ResponderEliminar
  11. CONCURSO

    Há um novo concurso no meu www.aminhatravessadoferreira.blogspot.com.
    Comparece e concorre. Muito obrigado

    Quanto a Fátima, passo

    ResponderEliminar
  12. Valente,
    Eu vejo Fátima como um lugar de comércio, e de exploração dos crentes. Não gosto do local porque me parece demasiado comercial. Prefiro locais mais recatados onde também posso cultivar a minha fé.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Sensibilizada pela passagem em 'fragmentos'

    ResponderEliminar
  14. Conheço bem o antes e o depois, e se no aspecto económico e de modernidade se deu um salto indiscutível, não creio que isso acrescente o que quer que seja de relevante no aspecto religioso, onde sou suspeito nos comentários, embora não pretenda ofender as pessoas de fé.
    Na arquitectura as opiniões naturalmente dividem-se, mas isso é natural e saudável, e eu não gosto particularmente da arquitectura da nova igreja.
    Cumps

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Venho em primeiro lugar, agradecer a simpática visita lá para os lados do meu cantinho virtual...

    Já não vou ao Santuário de Fátima, há algum tempo e, confesso, que não é um local que me agrade particularmente na persectiva religiosa, embora respeite quem lá vá...

    Vejo sempre por lá um aproveitamento excessivo da fé para fins que nada se relacionam com ela e não suporto isso...

    Para mim, ir a Fátima significa ir ver amigos que por lá vivem ou ir ao restaurante Tia Alice (situado junto ao largo da igreja, na saída para Ourém)... Esse sim, é um argumento de peso para eu ir a Fátima...

    Um abraço amigo

    Colibri
    ------
    As minhas últimas rapidinhas nos blogs…
    Quero de volta o meu grito de guerra!
    Parte 9 – Saltinho a Cabinda...
    Macros do outro mundo (parte 1)
    Tenho novo Blog – Cair na Gandaia (Só é obrigatório rir…)

    ResponderEliminar
  16. lindo como sempre lugar de muita paz e orientação.

    ResponderEliminar
  17. Oie lindinho! Que belo post! Esse é um dos meus sonhos; conhecer esse magnífico templo dessa Santa que tenho devoção...
    Boa semana! Beijos

    ResponderEliminar
  18. Por acaso estive há pouco tempo no Santuário.....

    Boa semana

    bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  19. Belas fotos
    gostei do texto
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Lindas fotos! É tão bom conhecer um pouco mais dos lugares que estão distantes de nós, pelos olhos dos outros... Obrigada!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Muito interessante o que diz nesta postagem em especial...acredito em cada palavra...mas desacredito um pouco na fé exagerada...nos padres, bispos, nos homens que conseguem manipular na religião sua prória vontade...
    Tudo depende da fé de cada um...

    Bju

    ResponderEliminar