2008-10-01

Será só colapso financeiro ?

A honradez e a moral nos dias de hoje encontram-se muitos desvalorizados, o poder do dinheiro e da política sobrepõe-se a tudo, por isso não é de admira a crise pela qual passa o mundo. Os ricos querem cada vez ser mais ricos, mesmo que para isso os pobres fiquem cada vez mais pobres, moral é sentimento que não existe neste senhores do dinheiro
Vejamos os grandes administradores e gestores, os ditos senhores banqueiros e seus correligionários políticos, andaram durante anos e anos a acumularem fortunas a estender o seu poder e monopólio, dinheiro alheio, cada relatório de contas revertia em grandes bónus, em valores pelos objectivos alcançado, e assim era um soma e segue, se entretanto eram afastados ou reformados lá ião valores salariais e mordomias que alguns conhecem e muitos mais lhes passa pela cabeça O dinheiro aparecia pelo menos em contabilidade e com as novas tecnologias lhe creio que mais lhes facilitava a vida e assim continuou durante anos, e provavelmente continuará.
Começa-se a descobrir o lamaçal, o pântano em que estes senhores controlavam as situações e aparecem os anjos da guarda arautos das virgens virtudes pois que muitos bancários nem sabiam os negócios que administravam, se algum tolo acreditar, mesmo assim só se pode tirar uma conclusão, das duas uma, ou só era administrador para assinar os seus cheques e dos seus ilustres colegas de administração (ou será comparsas) ou como sempre nos falsos lideres, a culpa é sempre dos subalternos a chamada mas quem paga sempre a factura é a classe trabalhadora é o povo.
O neo-liberalismo de mercado é uma treta, é a invenção de algumas para prejudicar muitos
O mundo de negócio global ou o domínio das multinacionais é ou será a máfia de uns tantos, pois apoderam-se de mil e uma empresas, são os senhores e tudo controlam, economia, politicais, e governos. Quando as coisa correm mal por má gestão ou por causas imprevisíveis ou factos da natureza, aparece o descalabro, é como um castelo de cartas que se desfaz, as pedras do dominó por eles contida vão caindo uma a uma e com isso arrastão muitos e muitos inocentes e vitimas.
O mundo do mercado livre, é só para os teóricos, pois nos livros tudo é perfeito, mas o essência, o principal de todas as conjunturas é o Homem e este não é perfeito por isso tem de existir controlo, com conta peso e medida
O egoísmo dos capitalistas é defensor do liberalismo selvagens só deve de existir para o grandes lucros e poderes económicos, mas, quando toca a desgraças ai Jesus, e venha o Estado com o dinheiro dos pobres contribuintes salvar o prejuízo, e o que se estar a passar nos EUA
E o que vemos nós por cá, o mesmo que por lá a haver muita poeira, muita tinta e blá blá os governantes a dar o dito por não dito a discutirem outros assuntos menos relevantes para a economia do país, uns comentadores a favor outros contra, como neste momento estamos muitos de nós. E de concreto nada.

Qual a responsabilidade dos grandes administradores, Presidentes, Directores, gestores Fala-se da crise e dos seus problemas e esquece-se ou branqueia-se a responsabilidade dos causadores, é sempre e assim. Gerentes e gestores fazem burrices, trafulhices, e outras coisa menos bonitas e quem paga! Os trabalhadores, (encerra-se a empresa) as dívidas muitos ficam á arder, incluindo o estado.
Continuam a fazer a sua vidinha a gozar dos bens usurpados, sendo fácil de os encontrar em boas casas com piscina, bons automóveis, continuando ser gente respeitável onde nunca se viu um único a passar fome, a recorrer ao auxilio dos familiares amigos, ou mesmo dos vizinhos para um prato de sopa para os filhos, mas sobre trabalhadores despedidos muitos viram e vêem esta miséria.
Para estes respeitáveis administradores, gerentes, donos, os governos ou governantes vem dar uma ajudinha, em nome da economia de mercado.

Qual destes anúncios nunca são publicados, e qual deles é falso?
Toda esta questão das bolsas e bancos tem deixado o mundo meio doido, os Gurus da economia mundial, mantêm calados.


a)
Um homem faz um assalto a um banco, não causa vítimas, mas rouba 100.000 Dólares


Bandido procura-se
MORTO OU VIVO
b)
Um trabalhador deixou de pagar o empréstimo da casa, que pelo próprio banco foi subvalorizada, com tanta publicidade fez questão em efectuar o empréstimo

Família desalojada de sua casa
A viver na rua, esteja sol ou chuva
c)
Administrador de um banco demonstra incompetência, faz inúmeras vitimas quer directa ou indirectamente, reformados, pessoas a quem lhe confiaram o dinheiro

Administrador de banco reformado
com grandes mordomias e salários
Enquanto vivo encontra-se jogando golfe

d)
Magnata da banca leva um banco á falência, prejudica o banco em milhões de dólares
Causando elevado número de vítimas, prejudica o seu país e muitos outros


Vítima do mercado mundial
Retira-se para a sua mansão
Onde pensa residir enquanto
Vivo, e no mausoléu depois de Morto

e)
Gestores financeiros levam bancos á ruína e consequência falência
Causando um sem numero de vitimas a nível mundial


Não se procuram, colabora-se.
Impunidade enquanto Mortos ou Vivos
Encontram-se bem instalados na vida

O Estado retira dinheiro dos impostos dos contribuintes, e repõe a situação, não se sabe até ao momento se com os mesmos gestores.


E a terminar, não me perguntem como resolver a crise, pois também não foi eu que a criei ,mas sou uma vitima como todos nós.

E assim vai o mundo.

13 comentários:

  1. Parabéns pelo post!!
    E, como diz, assim vai o mundo. Infelizmente!
    UM abraço.

    ResponderEliminar
  2. Todos sabemos quem faz asneiras com garantia de impunidade, só porque ajudaram uns quantos a encher-se, ou precisamente por isso.
    Os Zés deste mundo estão condenados a continuar a encher a barriga a pançudos, a menos que abram os olhos e corram com essa corja ao pontapé e à paulada.
    Quando um pobre está aflito, com rendas em atraso, quem lhe acode? A bófia para proceder ao despejo, naturalmente.
    Abraço do Zé, indignado com o sistema

    ResponderEliminar
  3. O mundo, dizem, é dos espertos, eu só pergunto se os inteligentes estão dispostos a suportar tanta canalhice.
    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Olá meu querido Amigo, belíssimo texto, Amigo!
    Mas, infelizmente assim se passa em todo o lado... Beijinhos de carinho e ternura,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  5. Já no século XIX Marx expressava a ideia de que o diagnóstico estava feito, isto é, já se tinha compreendido o funcionamento do sistema, o que faltava era ...mudá-lo!
    É, de facto, o que falta!
    Acho que denunciar, como o fizeste, ajuda.
    Mas, como sabes, isto não vai tão depressa como a gente quer:
    a sociedade moderna é complexa. Tem variáveis não previstas.
    Mas curiosamente, no essencial, o velho Marx continua - e para mim é uma surpresa - actualizado.

    Um abraço.
    EA

    ResponderEliminar
  6. Este post merecia ser publicado em outro suporte...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Este saíu-lhe mesmo do peito, ó amigo Valente!

    Saudações amistosas do Sineiro.

    ResponderEliminar
  8. Certíssimo, meu amigo lindo! O "ter" simplesmente assumiu o lugar do "ser", passando por cima dos valores morais e éticos, que antes eram considerados primordiais.
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  9. E assim vai o mundo...e nada muda nem mudará, o pequeno vai para a cadeia e o "colarinho branco" vai para a reforma.
    Um abraço, amigo Valente.

    ResponderEliminar
  10. ... É tbm tenho para mim, colapso do capitalismo tal como o conhecemos. Não é a sua completa falência, claro, semiologia a demonstrar k os sintomas de doença deste sistema economico-financeiro não podem mais ser tratados (aliás, isso não é tratamento) com paliativos. Tem k se ir à raiz do problema. Capitalismo, sim, mas sem a anulação do Estado. Era para aqui k se caminhava. Um escolho atravessou-se no caminho. Ainda bem!

    Excelente texto!
    Se puder dar uma saltada ao meu blog e comentar o novo post, é "porreiro"!

    ResponderEliminar
  11. Cada um enche os bolsos da maneira que pode..é um fartar vilanagem..

    ResponderEliminar
  12. C.Valente
    Se as desigualdades são chocantes mais chocante ainda é a forma como se constroem.
    A corrupção em todas as suas formas ilícitas de enriquecimento é a principal culpada pelo colapso dos mercados financeiros. E enquanto o Estado não intervir de forma a regular as actividades teremos sempre situações como as que descreves.
    Parabéns pelo post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Valente,
    Julgo que esta crise mundial apesar de tudo continua a beneficiar os ricos, e a projudicar os de classe média. Quanto aos pobres, nem por isso, porque esses como já não têm nada vão continuar na mesma com crise ou sem crise. Os de classe média é que vão pagar a crise, quer através dos impostos que vão ajudar as instituições financeiras, quer através das suas poupanças que estão em risco. Enquanto isso, os ricos já venderam as suas acções a preços de mercado antes da crise, e neste momento preparam-se para comprar por menos de metade do preço as mesmas acções que venderam. E daqui a uns anos quando a crise passar, lá vão eles vender as mesmas acções por mais do dobro do que aquilo que compraram, e lá vão meter mais uns milhões aos bolsos.
    Abraço.

    ResponderEliminar