2008-05-29

Crónicas da Viagem á Tunísia - 1

A viagem a Hamammete, estancia balnear da Tunísia fica situada a cerca de 62 km do aeroporto de Cartagena em Tunis, pelo que fizemos o percurso de autocarro, depois de aproximadamente de 3 horas de voo desde Lisboa.
Gostei, mas, não é local que muito recomende, apesar de poder fazer umas férias económicas, onde o euro valia 1.789, dinares.
Encontra-se muita pequena loja para turistas, onde se pode comprar algum artesanato, principalmente nas lojas de tapetes (recomendo não entrar), as lojas de artesanato com , azulejos, loiças, um sem numero de artigos onde realço, as “chichas” cachimbos de água e artigos em pele. Ali, se a ASEA existe-se era uma mina, lojas de contrafacção de roupas e principalmente artigos de pele das melhores marcas, made in “falso” tudo se vende, desde D & G, Gucci, Lacoste etc. etc. vendo uma loja vê-se uma centena.
Os artigos em geral podem ser mais económicos, mas é necessário ter espírito, e grande dose de paciência principalmente nas lojas de tapeçaria, são piores que melgas, o mais aborrecido da história alem de quase de obrigarem as pessoas a se sentar, e a tomar uma bebida, em especial chá, entram depois no negocio, onde começam a pedir digamos, 650 euros e se nós tivermos renitentes tentam vender por metade do preço inicial ou mesmos, a que nos dá a sensação que qualquer que seja a compra estamos sempre a ser enganados pois provavelmente poderíamos obter por menos, Eu como não gosto nada destas coisas, foi um martírio, e posso dizer não comprei nada, mas também quando me desloco em férias a preocupação maior é descansar e não fazer compras, detesto.
Passar por zonas onde existem inúmeras lojas é um sacrifício, pois nos abordam e insistem para entramos dentro das lojas é horrível, quando não encontramos quase sempre alguém que nos diz que nos conhece do hotel e tenta nos levar á qualquer loja em especial ás dos tapetes. Fugir das zonas das lojas a sete pés é o melhor, depois se pretendermos comprar alguma coisa, vamos ao Colombo, ou á Gare do Oriente, no Parque das Nações vemos artigos idênticos , em que só para não aturar os melgas, alguns mal educados, compensa a preço mais caro e temos quase os mesmos artigos, ou vamos a uma feira ou mercado de venda por ciganos, onde também encontramos as famosas marcas.
Agora aqui vai umas imagens com ao respectiva legenda:

Foto do autor C. Valente:- Da janela do meu quarto, sem vista para o mar

Foto do autor C. Valente:- Do hotel á piscina, um passo para a praia

Foto do autor c: Valente:- Tapeçarias. Agradavel á vista, detestavel o contacto , grandes melgas

Foto do autor C. Valente:- Transporte para o suplicio (oferta no hotel para vista á cidade. o angano nas para lojas de tapetes)

Foto do autor C. Valente:- As Sereias de Yasmine , junto á Medina velha

Foto do autor C. Valente: -A caminho da Medina (Entrada com cavalos de pedra a camelo para turista)











14 comentários:

  1. Olá meu querido Amigo C Valente, fico muito feliz que estaja melhor...
    Só podia, que bela postagem, estou sem palavras, belíssimas fotos, tudo lindo... Amanhã voltarei a passar para ler melhor... Hoje deixo-lhe muitos beijinhos de carinho e amizade,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  2. Uma viagem que já fiz e gostei bastante. Quanto ao comércio acho que é assim em todo o Norte d`Àfrica.
    Aquele chá de menta tem de ser ingerido quer se queira ou não.
    As melhoras.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a minha viagem à Tunísia, feita em 4 x 4. Um grupo muito divertido, com uma grande dose de "aventura" à mistura. Quanto à "chicha", houve um dia em que se tinha acabado o tabaco para turistas, nas palavras do senhor do hotel. Fumámos o tabaco normal... acho que ainda hoje não estou totalmente recuperado!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. No outro dia estava a ver o destino para as férias e a Tunisia foi um local falado, por isso mostra mais e conta mais, assim já tenho0 pontos de referência.

    Bom fim de semana.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  5. vou deliciada com as imagens que deixastes aqui e mais abaixo. fiquei com os olhos presos nas sereias.

    obrigada por esta partilha, de palavras, de sensações de vivências.


    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. O comércio dos países árabes é todo assim.
    E nós herdamos o sistema... nas feiras, por exemplo...

    Estás a fazer uma excelente reportagem. Continua, até porque eu ainda não conheço a Tunísia...

    Bom fim de semana,
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. gostei de ver, gostei de ler.te....

    jocas maradas..sempre

    ResponderEliminar
  8. Que fotos lindas e que bela viagem ,esperemos por mais...
    Beijinho prateado com carinho e desejo de um lindo fim de semana
    SOL

    ResponderEliminar
  9. Os arabes têm esse defeito de serem negociantes e chatos...mas qualquer mercado de provincia em portugal não é diferente...só que não dão chá. Até o nosso sistema de designar os dias da semana é árabe.

    Excelente reportagem

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  10. Gostei das fotos. E sim e' uma verdade que o comercio arabe, leva qualquer europeu a' exaustao. Eu, tenho essa experiencia, aqui em Jerusalem.E mesmo ao fim de 11 anos por estas terras, continuo a nao conseguir discutir precos. Resultado se vou sozinha, levo com os precos para turistas. Por isso prefiro ir acompanhada por alguem de ca' que se enacrregue de negociar por mim.

    ResponderEliminar
  11. Gostei das fotos. E sim e' uma verdade que o comercio arabe, leva qualquer europeu a' exaustao. Eu, tenho essa experiencia, aqui em Jerusalem.E mesmo ao fim de 11 anos por estas terras, continuo a nao conseguir discutir precos. Resultado se vou sozinha, levo com os precos para turistas. Por isso prefiro ir acompanhada por alguem de ca' que se enacrregue de negociar por mim.

    ResponderEliminar
  12. Também nunca fui à Tunísia, (nem a nenhum outro país árabe...)e tenho uma certa curiosidade. Vou continuar aa ler-te para saber se vale a pena, mas já fico a saber que lojas de tapetes: jamais...

    Um bom e soalheiro fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Valente,
    Vim ler e ver um pouco mais sobre esta tua viagem à Tunísia.
    Abraço.

    ResponderEliminar