2008-05-04

Ida ao Supermercado

Ontem fui com a minha esposa como habitualmente ao Jumbo de Alfragide agora inserido no novo centro comercial Alegro, mas quando vamos ás compras , normalmente usados o sistema tradicional, de escolher os produtos de acordo com a necessidade ,e ás vezes pela tentação da oferta, outros que não necessitamos tanto, colocar no carrinho e chegarmos ás caixas e pagar.
Ontem decidimos e como havia bastante gente nas caixas utilizamos o sistema Quiq, ou seja faça tudo você mesmo, escolhe, regista e chega á caixa especial para esse efeito e paga., até aqui terá algum aspecto positivo, diminui o prazo de estar nas filas, não quer dizer que não se perca mais tempo no super até creio que é mais demorado, pois se contabilizarmos o tempo que estamos a registar as compras, que ás vezes se torna difícil mais tempo perdemos,
Mas o que me leva a escrever esta crónica, são dois aspectos que julgo de interesse, quando comprámos um produto o mesmo estava apresentado com um preço, e quando o registámos na máquina, estava um preço superior, o que nos leva a pensar se não tivermos atenção pensamos que estamos a comprar um produto a um preço e pagamos a um preço superior. Aqui o uso da máquina foi importante.
Chamei um funcionário da respectiva área, que vem logo com a desculpa esfarrapada, a culpa é da máquina, tentei explicar que não era assim e como já me estava a enervar com a conversa , exigi que chama-se o responsável, a primeira reacção e também como habitual, me informou que o responsável não estava, pior ainda exigi e com voz mais grave que um supermercado daqueles tinha de ter um responsável e que exigia a sua presença, aqui aparece a primeira reacção do Zé povinho, contra quem está a exigir os seus direitos e em ultima analise está a defender o interesse de todos, passo a ser o mau fita, coisa que alias pouco me incomoda, quando tenho razão, sou duro de roer.
Assim e depois de estar alterado (Será um erro meu, posso o reconhecer, mas tenho uma certa justificação para. Por em dou tudo por mal ou estupidez tira-me do sério, mas fiz ouvidos moucos aos comentários de alguns. Que coitados dos funcionários não tem culpa etc., afinal parece que o culpado é o consumidor por prevalecer os seus direitos.
Mas valeu a pena, pois passados uns minutos veio a pessoa responsável, expliquei-lhe o sucedido, que me pediu desculpas e que a quando do pagamento seria reembolsado da diferença, posso dizer que o valor era residual na ordem dos 25 cêntimos, para um a pessoa pode ser pouco, para quem vende a centenas de pessoas é muito.
Este episódio serve para chamar a atenção de alguns incautos, nos quais me incluo, de reparar bem nos preços apresentados e preços de registo a pagar.
O sistema Quiq, terá essa vantagem pois de imediato podemos confirmar o preço registado e o preço marcado.
O final da ida ao supermercado não foi feliz, pois com a conversa e verificação do preço marcado e registado, acabei por não levar produto para casa.
Aqui tenho só um comentário se o sistema colocado está de forma (segundo dizem e concordo) em confirmar pelo menos a quantidade de produtos, não sei assim será, pois penso se alguém levar uma embalagem a mais, julgo eu dado sinal e alguém irá confirmar o que falta registar, neste caso uma coisa é certa o sistema ou máquina não detectou que levava um produto a menos. (sempre a favor a casa )
A terminar quando em casa dei pela falta do produto, voltei ao Jumbo, que após apresentar o sucedido, e o que motivou que acabou por não trazer o produto, verdade seja dita, sem problemas me foi entregue o produto em falta
Moral da estória,
- Devemos confirmar bem os preços, quer ao comprar , quer ao registar para pagar
- Devemos reclamar sempre que tenhamos razão defender o interesse de todos os consumidores, pois com isso obriga a que o reponham o valor correcto.
Por ultimo é de lamentar que ainda certas pessoas não saibam distinguir o que é o direito de todos nós, em que não está em causa os funcionários, salvo quando nos querem fazer passar por parvos, mas sim uma empresa que está a prejudicar o consumidor.
Quando forem ás compras tenham atenção, e passem um bom fim de semana

13 comentários:

  1. Li com atenção e concordo ipsis verbis com o que diz, e mais ainda com a atitude. Já me aconteceu duas ou três vezes, não com o sistema descrito, mas porque tomo sempre atenção aos preços e mentalmente vou fazendo o somatório. Assim raras vezes sou surpreendida.Deveriamos pugnar pelo que temos direito em vez de se andar sempre a criticar ou choramingar e quando chega a altura de exigir ainda somos céleres na crítica. Enfim "portuguesices"
    ............
    Obrigada pelaos votos lá no azul e também pela nomeação que darei cintinuação.
    Bj.

    ResponderEliminar
  2. O teu post é profundamente actual. Quantas vezes, mesmo nas caixas, há produtos que estão "em promoção" e na caixa passa o preço sem ser o da promoção... E aquela coisa de eles dizerem "leve 3, pague", tem também muito que se lhe diga.
    Não é pelo valor (quase sempre uns cêntimos) do que cobram indevidamente, é por uma questão de princípio. Por causa dessas e doutras eu confiro sempre a conta, depois de a pagar, para poder exigir, logo ali, a reposição do preço da promoção ou seja do que for.
    É um direito que nos assiste, é uma obrigação que temos.

    Bom domingo, Amigo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido Amigo C Valente, adorei o seu texto, que chama a atenção e muito bem para muitas irregularidades que sucedem em muitos supermercados!
    Também já me sucedeu, não no referido por si, mas o que tenho ao pé de casa...
    Como o meu tempo é sempre limitado, vou ao supermercado, coloco as compras no carrinho dou a morada o repectivo cartão, tomam nota perguntam-me a que horas quero as compras em casa e venho embora sem pagar!
    O engraçado da história é que quando me levam as compras assino como recebi e me deixam o talão,
    já por duas vezes verifiquei o que o meu amigo contou... algums produtos não estavam com o preço que estava nas prateleiras do dito supermercado!... Agora, quando coloco as compras no carrinho tomo nota do preço dos produtos, chego a caso vejo o total...
    Depois do barulho que já fiz vem sempre certo...
    Moral da história, não há dúvida que temos que estar sempre a alerta, senão fazem-nos de parvos!!!
    Muitos beijinhos de carinho e um bom Domingo para toda a Família,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  4. é bem a verdade amiga e como dizia meu pai "andam mais de cem para enganar um"...
    Não há medicamento mais adequado,precioso e eficaz para curar desgraças do que um amigo.
    Nele nós encontramos, conforto quando estamos em dificuldade-
    Com ele podemos partilhar a felicidade dos momentos de alegria.
    Beijinho prateado com carinho e votos de um feliz fim de semana
    SOL

    ResponderEliminar
  5. C.Valente,
    hoje, venho desejar-lhe um bom domingo.
    Amanhã passarei com mais calma para ler o seu post.:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Pasaba para agradecer tu hermosa visita... volveré.
    Te abrazo con cariño.
    MentesSueltas

    ResponderEliminar
  7. Boas C...
    Grato pelo aviso que aqui deixou.
    Por norma, costumo "confiar" nos empregados dos estabelecimentos, mas passarei a ter o olho mais aberto na hora de pagar.

    abr...prof...

    ResponderEliminar
  8. Amigo C/valente

    Em todos os Supermercados se encontram produtos marcados a um preço e que depois quando passados na caixa apresentam preço diferente a favor do supermercado, já várias vezes fui confrontado com esse problema e nunca encontrei um preço que na caixa marca-se um preço inferior, porque será ? coincidência ? não me lixem.
    À que reclamar como o meu amigo muito bem diz.

    Um abraço
    Joy

    ResponderEliminar
  9. Em todo o lado há esses pequenos aborrecimentos e se não estamos de olhos abertos somos com frequência prejudicados. A mim acontece-me com frequência comprar um artigo e na caixa registarem um produto diferente, sempre de preço mais elevado,normalmente nos legumes. Como só em casa me apercebia do sucedido, passei a conferir o talão, logo que o recebo na caixa...
    Um abraço.
    O selo dos bloguistas que sabem comentar, é para levar?

    ResponderEliminar
  10. Estimado CValente,

    Isso já passou comigo não com esse sistema de que fala mas com o sistema normal de compras. É importante verificar sempre o preço das coisas no recibo da compra: parece que há tecnicas de marketing que passam mesmo por fazer esse aparente desfazamente, entre o preço marcado e o preço que a maquina regista depois. Em verdade são meia duzia de centimos em cada produto e cliente, mas multiplicado por centos de clientes em todos supers da companhia, em territotio nacional e em vários dias dá muitos milhares de euros...atenção e cuidado!

    Um abraço e bom domingo...resto!

    António Delgado

    ResponderEliminar
  11. Por isso é que quando ia às compras com a minha mãe a via meia-hora a olhar para o recibo. Eu confesso que vou olhando, mas volta e meia devo ser "comido".

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Concordo que temos de reclamar sempre que tivermos razão.
    Os outros de passagem bem que podem comentar mas na verdade não fazem a mínima ideia do que se passa ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu não tenh paciência ...

    mas o meu marido confere sempre as contas parcela a parcela ...

    até porque sempre que haja erros ... os erros são sempre contra nós ...

    bjs

    ResponderEliminar