2012-11-01

A corrupção paira no ar


A corrupção é tão velha, quanto a sociedade, onde mora o poder de decisão, onde a falta de justiça, de carácter e honra abundam, mais facilmente germina a deprevação. Onde o caciquismo impera, o grande fosse entre classes sociais mais contribui para o suborno, seduzidos pelo dinheiro transforma os homens fracos sendo mais acentuado e prejudicial para a sociedade quando no seio do poder politico e governativo.
Os meandros em que se envolve e as formas mais ou menos sofisticadas dependem da natureza, do valor ou o fim em causa.
A corrupção surge no meio dos lobbys, conluios, compadrios (compadres) das amizades a partidarite e mesmo o corporativismo, das mais diversas profissões.  Infelizmente é utilizado frequentemente o uso de cargos públicos para auferir previlégios, onde entra a corrupção.
Esta é a forma mais sofisticada e difícil de detectar, mas que existe existe, onde dificilmente se encontra corruptos e corruptores, e quando localizados e me julgamento nada acontece.  
Este vivencia fingida e podre, começa na politica e com políticos, no topo da pirâmide de Estado, sem posto, nome ou linha definida pois tanto pode ser no seio do governo como na Assembleia, na elaboração das leis, nos tribunais e outras instituições publicas, na compra e venda do património do estado.
Na Com a angariação de fundos para os partidos políticos, junto a empresas, empresários e outros agentes. Tudo se desenrola numa cadeia bem orquestrada, sem pontas soltas, com senhores de colarinho branco e falas mansas.
Aparece os lobbies, (palavra derivada do inglês lobby, (salão, corredor) e que se define como a actividade de pressão de grupos, tendo o objectivo de interferir directamente nas decisões do poder politico em favorecimento de interesses privados. de um modo normalmente velado.e assim se começa com a corrupção institucionalizada.
Passando-se da grande corrupção na esfera do Estado como a mais grave e criminosa pois afecta todo um povo, como exemplificamos, num edifício onde existe a corrupção, esta começa na administração passa por diversos andares até chegar ao porteiro pelo que não há estrutura que resista, no plano financeiro ético e moral.
Depois passamos para os casos mais individuais e pode implicar muita gente, muitos beneficiários de um modo geral com valores monetários elevados (não com robalos, não com um lentilhas, mas com metal sonante, muito dinheiro , ou outros bens sumptuosos.
Descendo a cadeia de valores e importâncias, passamos pela compensação de um favor (modo bonito) um favorecimento na promoção, na aquisição de uma licença, no despachar de um processo. Na gratificação ao funcionário que nos atendeu mais célere e eficientemente, num emprego ou numa aflição
Da pequena á grande corrupção sabe-se, sente-se, constata-se com a riqueza por muitos apresentada, mas nada de prova, e quanto maior é o valor e os lobos em causa mais difícil se torna encontrar a verdade e a sua extensão
Nesta espiral de corrupção que a muitos interessa, e poucos querem combater
Hoje em dia vive-se, onde o descrédito nas instituições é umfacto, onde a descrença nos políticos é elevada, onde as dificuldades do cidadão comum aumentam o seu desconforto realçando o pior da política e assim se insurge mais viamente contra tal estado.


1 comentário:

  1. Bom dia
    O meu nome Joana Aguiar e sou aluna de Doutoramento em Sociolinguística na Universidade do Minho. A minha tese intitula-se: "Mecanismos de conexão frásica: a importância dos fatores externos" e visa observar de que forma os fatores idade, escolaridade e género influenciam a utilização de estruturas de coordenação e subordinação (entre outras) em textos escritos com características argumentativas. Para tal, estou a recolher textos com características argumentativas da blogosfera e gostaria de ter a sua autorização para utilizar os seguintes textos da sua autoria:
    crise, crise, crise
    A justiça não é cega, nem justa ?
    A corrupção paira no ar

    O objetivo é codificar cada oração para, em conjunto com outros textos, fazer uma análise sociolinguística; não é analisar a capacidade de escrita, nem o conteúdo. Os textos foram escolhidos pela sua extensão. Sempre que haja menção a excertos dos seus textos, a origem será sempre referida.
    No caso de permitir a sua utilização, pedia-lhe, também, que me confirmassem os seguintes dados:
    Idade
    Habilitações literárias: Ensino Básico / Secundário/ Superior
    Muito obrigada.
    Com os melhores cumprimentos,
    Joana Aguiar
    http://sociolinguisticando.blogspot.com/
    http://uminho.academia.edu/JoanaAguiar

    ResponderEliminar