2008-03-14

Quisera entender

Quisera entender
Quanto o vazio é assustador
A vontade adormecida
A memoria esquecida
A ausência de um estimulo
O sentido bloqueado
A angustia da solidão
Quisera entender
O porquê da dor
A agonia que aperta e sufoca
o medo que se apodera
O desmoronar das ideias
Penosa melancolia
Perda da noção do tempo
Quisera entender
A barreira do silêncio
A palavra encravada
O nome que se esquece
O desespero que estrangula
Que obriga uma paragem
Num purgatório de tormentos
Quisera entender
Encontrar uma alternativa
Corpo e alma numa luta
Onde não parece haver limites
Na convicção que nada é impossível
Na descoberta de novos caminhos
Esvaziado a tormenta
Quisera entender
Da necessidade de partilhar
Como uns sobreviventes
Ocupar os pensamentos
Com o lado positivo da vida
Recusar as frustrações
Numa grandeza sem heroísmo
Quisera entender

28 comentários:

  1. Pois é, meu caro.
    Dizem que Deus fez várias tentativas para fazer uma coisa de jeito.
    Mas, pelos vistos, desistiu.
    E o que temos é o que vê...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Põe o teu poema no plural, Amigo Valente, porque no fundo todos "quiseramos entender"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. C.Valente,
    quisera também eu, entender...e não consigo...

    Bom fim de semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá meu querido amigo C Valente, quisera eu entender também... A angústia que cola-se na garganta do coração,
    aperta-se o estômago da alma,
    aprisiona os seres do presente,
    na velupia escorregadia do passado.

    Passado de velutina;
    Presente de escarlatina;
    Futuro de alvacim;
    prisioneiros no ser de mim.

    A angústia,
    no coração túrgido,
    túsgido de desespero angustiante,
    angustiante impavidez,
    impavidez de coração destemido.

    Destemido no passado;
    No presente angustiado;
    No futuro imperdível;
    Ousado pensador falível... Meu amigo, quisera eu entender também!!!
    Beijinhos de carinho e amizade.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  5. E como eu entendo cada palavra, cada frase tua...
    Quisera eu também entender tanta coisa... mas é tão dificil...

    Deixo um beijo com o desejo de um bom fim de semana

    (*)

    ResponderEliminar
  6. Em cada frase um sentir único,tano materialmente como psicológicamente.
    Quando se consegue entender tudo é tão diferente...
    Bom fim de semana amigo
    Bjs Zita

    ResponderEliminar
  7. Bom seria se pudessemos não só entender, mas também mudar o que não convém...

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  8. Adorei teu poema C Valente. E não pude deixar de pensar: Também eu quisera entender... tanta dor...tanto sofrer...

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Amigo,

    Lindo poema!

    Quisera eu entender as atitudes menos próprias para o ser humano. Quisera eu entender muito da vida que nos entre as mãos.

    :-) beijo

    ResponderEliminar
  10. Eu muita coisa já desisti de tentar entender, a bem da minha sanidade mental.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Concordo com algums comentarios aqui tecidos no entanto acho que todo o ser tem o dom de mudar certas coisas, mas para que isso acontela é preciso vontade.

    Interessante este teu poema.

    Saudações

    ResponderEliminar
  12. A vida é uma complexa incógnita de nós próprios.

    ResponderEliminar
  13. Olá querido amigo C Valente, um bom Domingo na companhia dos seus entes queridos... São os meus votos!
    Beijinhos de carinho e amizade.
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  14. É, meu amigo, é hora de falar, até que possamos entender, se ainda for possível.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  15. "Ocupar os pensamentos
    Com o lado positivo da vida"
    :)))

    ResponderEliminar
  16. Belo poema. Por vezes quando certas coisas más nos acontecem, não as entendemos logo, mas com o passar do tempo percebemos que elas aconteceram por um motivo, mesmo que nunca o cheguemos a conhecer...
    Convido-o a visitar o meu blog
    http://www.barragemlucefecit.blogspot.com/.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Poema lindo e que retrata o lema de quase todos nós ,que tanto quiseramos entender ,mas infelizmente continuamos sem entender nada...
    Que tua semana que se avizinha seja leve, suave...como as estrelas cadentes,
    nunca se machucam quando caem...
    Beijinho prateado com carinho
    SOL

    ResponderEliminar
  18. continuo a tentar entender..but....
    eles não facilitam.....
    eu tb não páro..... de querer...entender..................

    jocas maradas...sempre

    ResponderEliminar
  19. Terminou o meu afastamento quase forçado, e embora ainda tenha uma loga tarefa pela frente, espero retomar a minha actividade daqui a pouco, e com alguma regularidade.
    Ainda há sobrevivente que ocupam os pensamentos com o lado positivo da vida, e lutam por ele. Também eu queria entender porque é que hé tanta intolerância e inveja, mas a única explicação que me dão é a da fraqueza da carne. Apetece-me dizer-lhes que comam peixe, mas também não será a solução, porque continuará para sempre a luta pelo aperfeiçoamentos das mentalidades.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  20. Mais excelente poema que nos toca.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Às vezes, amigo, é realmente difícil entender a vida. Entretanto, quanto mais nela avançamos, mais nos aperfeiçoamos... :) Grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. Quisera entender
    Encontrar uma alternativa

    quisera, eu...

    ResponderEliminar
  23. Tanto também eu gostaria de entender!

    Saudações amigas e boa semana.

    Jorge G.

    ResponderEliminar
  24. Excelente! Repito: excelente!


    Um abraço!

    ResponderEliminar
  25. Um momento comovente e que toca fundo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  26. Passei aqui para te saudar caro c.valente.
    O teu blog esta animado, quando quiseres passa no meu, eu farei o mesmo também.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  27. Eu continuo a querer entender...

    Beijos amigo
    BF

    ResponderEliminar
  28. Pois é meu caro amigo
    Deste lado também está alguém que procura loucamente entender!
    Fabuloso!
    Saudações

    ResponderEliminar