Recuando mais no tempo, (ou será que paramos nesse mesmo tempo). A evolução deste país é uma miragem, mudaram as pessoas e os modos, mais betão, estradas, comunicação, na política é que não.
A própria lei da natureza obriga a mudanças ao progresso, mas certas mentalidades continuam tacanhas e mesquinhas. A política necessita de gente dinâmica, honesta, descomprometida mas isso parece que é um Oásis difícil de alcançar.
1867 – Eça de Queiróz, vai para director do jornal “Distrito de Évora”, onde publicou algumas narrativas tais como O Réu Tadeu e Farsas.
Passas mais de 140 anos poderia publicar-se quase na íntegra.
“ ORDINÁRIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, politica de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e por corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?”
José Maria Eça de Queiróz nascido na Povoa do Varzim a 25 de Novembro de 1845 e vindo a falecer em Paris no dia 16 de Agosto de 1900.
Escritor, diplomata, jornalista um dos maiores romancistas de lingua portuguesa e do mundo
... e tão actual.... mais de 100 anos depois da sua morte...
ResponderEliminarAbraço
Tenha um bom dia!
ResponderEliminarMuda pouco, não muda?
ResponderEliminarFica bem,
Miguel
Bom día!!!, parece que el mal manejo de las políticas, nos acosan desde siempre. Tengo Fe en los jóvenes- Beijos y abrazos.
ResponderEliminarO que mudou em 140 anos na politica, simples.
ResponderEliminarAs caras, o resto continua a ser o circo de sempre e assim será enquanto nós, impávidos e serenos nos sentarmos nas bancadas...
O Eça voltou cá? Parece...
ResponderEliminarCumps
força amigo
ResponderEliminarMeu caro C Valente
ResponderEliminarEu tenho por mim que a carreira de político, tal como a entendemos hoje, começou com Pilatos.
Um abraço
Olá
ResponderEliminarEsta semana o meu kalinka fará 3 anos de existência...como o tempo voa.
Fica no ar uma pergunta:
Em que dia será o 3º aniversário do Kalinka?
Começo hoje a agradecer a ti e a todos os que me ajudaram neste caminho, com a vossa presença e as palavras de ânimo, além de elogios dos quais me envaideço.
Prometo continuar presente na Tua Vida, através dos pensamentos comuns que nos unem, neste Mundo virtual.
Eu, depois de tantos problemas graves, e que aguentei durante 5 semanas...o organismo abateu-se e estive muito mal no domingo passado...Paragem de digestão e consequentemente uma descarga de vesícula, ainda hoje não estou bem, muito debilitada fisicamente.
Beijinhos.
Boa Páscoa c/muitos ovinhos e amêndoas.
Olá querido amigo C Valente, adorei o seu texto, Leituras destas são sempre bem vindas... Obrigada Amigo!
ResponderEliminarBeijinhos de carinho.
Fernandinha
Eça....sempre...lúcido e actual
ResponderEliminarjocas maradas
Valente,
ResponderEliminarEu diria que acima de tudo este país parou completamente no tempo.
Boa semana.
Abraço.