2011-10-10

Um só Portugal ?

Constituição da Republica Portuguesa

- Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. (Artº 1º)

- . Portugal abrange o território historicamente definido no continente europeu e os arquipélagos dos Açores e da Madeira. (Art 5º )

- Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. (Artº 13ª)

PORTUGAL, designa-se oficialmente por Republica Portuguesa , sendo um país localizado a Sudoeste da Europa, com territorios na peninsula iberica e com 2 arquipélagos no Oceano Atlantico como Madeira, e e Açores,

- A Madeira, é oficialmente designada por Região Autónoma da Madeira, (e aqui está o buris) com autonomia política e administrativa, fazendo parte integrante a ilha de Porto Santo.

-Os Açores, é composto por 9 ilhas e designado por Região Autónoma dos Açores, são um arquipélogo transcontinental, dotado de autonomia política e administrativa. (outro buris futuro).

- Não existe portugueses, do continente, “os continentais”, e portugueses, da Madeira, que não gostam que lhe chamem, “ ilheus madeirances”, poderia entender-se quando existiam colonias ou provincias ultramarinas (que demos a independencia .

Como não designamos por tudo e por nada, portugueses do Algarve, ou (portugueses continentais do Algarve, não o dizemos) e assim sucessivamente para todo o territorio de Portugal, ou no passado , mesmo quando existia as colonias.

Como já não existe os designados portugueses de 1º, e portugueses e de 2º, Os primeiros eram os continentais, os segundos eram oriundos das ex- colobias

Assim entende-se, ou devia entender-se que o termo “portugueses do continente” estar ultrapassado., até porque não encontramos essa designação em nenhum documento oficial (eu não conheço)

A constituição portuguesa, não refere nem faz destinção dou designação de portugueses, onde quer que se encontrem.

3 comentários:

  1. E assim deve ser, não, amigo? Afinal, até onde sei, Portugal é um só. :) Meu abraço, boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Pois mas há quem tenha pancada e diga coisas sem sentido a torto e a direito ;)

    ResponderEliminar
  3. Claro...somos um só país...
    Como diz o "Árabe":Portugal é um só!

    ResponderEliminar