2009-01-27

Tristeza não tem fim

Um dos males dos dias de hoje, é o stress, crise depressão, poderá ser tecnicamente situações distintas, mas que se confundem, motivado pelo trabalho, preocupações agitação social, muitos factores contribuem para esse estado, pois poderia pensar-se que era só devido a pessoas em actividade laboral, mas não é verdade, os pós trabalhadores, reformados, aposentados também o sentem os sintomas, uma inquietude que nos atormenta e são razões de crise
Os sintomas são muitos e variados e depende até do modo de vida de cada um, mas podemos associar alguns como seja dores de cabeça sem motivo aparente, estado de irritação, nervoso, mau humor, estado de agitação constante ou ansiedade, esquecimentos, choros ou tristeza profunda, sistema cardíaco descontrolado, são alguns dos alertas possíveis, outros existem. Mas atenção diminuir os efeitos é possível, atenuando com métodos como:
Acordar cedo, não se deixar ficar na cama, mesmo que o vale de lençóis esteja quentinho a apetecer, tomar um banho quente e relaxante, fazer a sua higiene vestir-se como se como se fosse um dia importante, comer o pequeno-almoço e sair.
Vá até ao café mais próximo, tome um café e elabore um programa para esse dia.
- É reformado, programe o dia com uma actividade que lhe dê prazer, sem obrigações ou compromissos, execute algo que não obrigue a grandes introspecções, deixe o tempo correr naturalmente, e não exija demasiado de si ou dos outros.
Um reformado não é um inútil da sociedade, já produziu em prol dessa mesma sociedade contribuiu com o seu esforço, e pode continuar a contribuir se assim o entender, e existe tantas actividades possíveis, desde voluntariado, a tempos ocupacionais, mas a sua vocação não é para conviver como outros que não conhece, e nesse estado de stress pode não ser o mais benéfico.
Tenha pensamentos positivos, mas a depressão não o deixa, então o melhor sistema será encontrar uma ocupação por exemplo em casa, sozinho, fazendo bricolage, em pequenas reparações, dedicar-se a desenhar á pintura, á escultura, ou mesmo a leitura, mas qualquer coisa ligeira nada que nos leve a grandes pensamentos, e evitar ler os jornais, pois só trazem assuntos sobre a crise, desemprego, crime e tanta desgraça e isso não ajuda a moral. Mas lembre-se qualquer coisa que nos mantenha ocupados, aquilo para que pensa que tem habilidade, pois não importa, que a qualidade artista não seja a melhor, temos sempre um caminho do o cesto de lixo. É uma terapia, que pode resultar, pois o principal objectivo é manter a cabeça livre, suavizando os nossos conflitos interno, pois muitas das vezes não passa disso.
Por vezes mudar de rotina é uma boa solução, viajar é boa ideia, mas a crise económica que afecta todos nós também nos impede desses luxos, mas podemos ir dar uma pequena volta económica.
Sabemos que muitas das vezes as palavras de outros, mesmo com a melhor das intenções os seus conselhos, a insistência perante quem se encontra em crise, nem sempre é a melhor solução, devemos dar espaço a quem tem problemas, dar apoio quanto basta, acompanhar, mas não prender ou que o outro não se sinta mais sufocado.
Uma palavra amiga é óptimo é uma aspirina que nos faz bem mas deve em dose moderada e de acordo com o paciente.
Nesta postagem, não se pretende dar conselhos, mas sim umas dicas daquele que já viveu e vive situações destas, pois estas crises são como as enxaquecas que vão e voltam, por vezes o próprio não entende nem sabe bem porquê, portanto o importante é saber viver o melhor possível com a situação, evitar magoar os familiares, os amigos, e tentar sorrir, é criar auto-estima, e não se deixar afundar.
Amigos, estas crises surgem, como uma outra doença, uma dor de cabeça, por exemplo neste momento ando com problema de uma tendinite, o importante é que tem de ser o próprio que deverá assumir o controlo, ir ao médico a um especialista quando verifica que isso se justifica, não se deixar dominar e tomar o melhor caminho, e tentar viver a vida o melhor possível, e lembre-se, não está só, e busque a felicidade que tem está ao seu alcance, não o impossível, (outros estão piores).

E lembre-se a vida é bela, nós é que damos cabo dela

Nota:
Se estamos a trabalhar, teremos de fazer um esforço suplementar, e sorrir. Tentar executar as actividades que lhe dão maior prazer, intervalando com as partes chatas de mais um dia de trabalho. Lembre-se que por mais que se programe nem sempre as coisas correm como querem, há sempre imprevistos e devemos encarar como algo natural, principalmente não se irrite, e lembre-se sempre há quem esteja em pior situação que nós, nesta crise que todos atravessam. (não é consolador), mas somente para nos poder sentir satisfeitos com o que temos.

Felicidade

Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do Carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei ou de pirata ou jardineira
e tudo se acabar na quarta feira
Tristeza não tem fim
Felicidade sim
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
A minha felicidade está sonhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo, por favor
Prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor
Tristeza não tem fim
Felicidade sim

Tom Jobim
Composição: António Carlos Jobim e Vinícius de Morais

8 comentários:

  1. Gostei de te ler, e de lembrar Tom Jobim e Vinicius...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente este seu post CValente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. gostei muito do teu conjunto
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Nem preciso de palavras...

    Um beijo amigo

    ResponderEliminar
  5. gostei de ler, mas espero que a tristeza tenha fim...adoro sorrisos e esses só chegam com a alegria
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Amigo valente...tudo depende da pessoa...o meu pai tem ja 87 anos e mora ao pé de mim...liguei-lhe há tempos, a perguntar se estava tudo bem.
    Que sim mas estava ausente, pelo que perguntei onde (pensando que nalguma localidade vizinha, poucos kms de distância)
    Estou em num hotel em Flôrença, Itália... Ah sim..então?? Vim numa excursão, decidi à ultima hora.
    Ele é assim...e temos de ser assim...tudo de bom

    ResponderEliminar
  7. Que a tristeza tenha um fim!

    Saudações.

    ResponderEliminar