2009-01-16

Semana em branco

Mais uma semana está a acabar, infelizmente, pois foi uma daquelas semanas terríveis, aborrecidas enfadonhas, dizemos a semana, mas esta nada tem haver, a não ser o estado do tempo e isso também contamina o estado da alma e da disposição. È verdade esta semana foi daquelas que não me apetecia fazer nada, não tinha inspiração para nada, uma ausência completa de discernimentos correctos. Esta coisa de ser reformado tem estes reveses, opiniões para ocupar o tempo nisto ou naquilo, temos muitas, soluções nenhumas, pois se é verdade que devemos ocupar o nosso tempo com diversas actividades também é verdade que essas actividades nos devem dar prazer. Não só obrigações, essas tivemos durante mais de 42 anos, obrigações laborais entenda-se.
A questão é mesmo essa, foi durante anos técnico de equipamentos electromecânicos, desempenhando neste últimos a função de supervisor técnico de produção, na área de bombeamento de água sobre pressão, criando, projectando centrais de abastecimento de água sobre pressão a edifícios de habitações, industriais e comercias, bem como centrais de abastecimento de águas a rede de incêndios, tanto obedecendo a normas e regras internacionais, como criando um sistemas autónomos, e outros serviços inerente como. A criação de documentação, analise a e correcção de traduções de equipamentos.
Durante anos, visitei edifícios e obras, criando coisas novas encontrando soluções, sugerindo ou corrigindo, enfim uma profissão que adorava. Era uma pessoa extremamente dinâmica e a pouco e pouco esse fogo se vai apagando.
Ainda hoje fui ao meu antigo trabalho, sim porque hoje em dia temos duas situações o trabalho e o emprego. Em que muita gente prefere a segunda situação e depois lamenta-se.
Trabalho é uma situação em que nos dá prazer o que fazemos, nos esforçamos, damos o nosso melhor, produzimos e gostamos que o mesmo seja reconhecido, e claro queremos ser pagos pelos nossos serviço.
Emprego é aquele que as pessoas estão ali só com um único objectivo, ganhar dinheiro, de um modo geral não gostam do que fazem nem sentem prazer em estar a produzirem, só uma obrigação e nada mais.
Tentando e conversando com ex-colegas e amigos aliviar um pouco a apatia acumulada, e verifico que hoje em dia o trabalho se vai fazendo de vagar, sem pressas, pois denota-se um decréscimo na actividade. Estamos em crise, na rádio e televisão só se ouve a palavra crise, desemprego, fechos de empresas acredito que a moral e ânimo dos portugueses anda mesmo em baixo, quer física, psicológica devido á instabilidade quer monetária sim. ISTO É QUE VAI UMA CRISE
Mas continuando, esta semana foi daquelas para esquecer, se bem que na verdade não há nada para recordar, e isso é triste. O antídoto sabemos qual é, mas não é fácil. A vontade é que não existe e sem vontade, gosto e alegria é tudo uma chatice.
Votos de bom fim de semana e que o futuro seja melhor.

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. C.Valente

    Amigo querido, que desânimo é esse? Eu também trabalhei 35 anos. Agora estou aposentada mas procuro fazer coisas de que gosto e não sinto saudades da antiga lufa lufa. Eu era responsável de comunicação, imagem e marketing.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Amigo Valente, não temos necessariamente que andar na net todos os dias, não temos que fazer isto ou aquilo por obrigação, temos que fazer apenas o que nos apetece. E se o que nos apetece for FAZER NADA, então fazemos nada... é a vantagem de já estarmos reformados...
    Toma o teu tempo, descansa, dá uma voltinha, e verás que daqui a uns dias tudo terá voltado ao normal...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Conheço o sentimento, ou não tivesse eu também seguido o caminho da reforma. Fartei-me da chefia, mas vou continuando a trabalhar porque pretendo continuar a mexer, enquanto puder e me der prazer.
    Sem a obrigação derivada da subordinação hierarquica, diga-se que me sinto mais motivado do que nunca, e o problema hoje é saber quando chega de compromissos e quais os limites deste esqueleto.
    Bfds
    Cumps

    ResponderEliminar
  5. QUERIDO AMIGO C VALENTE, COMPREENDO-O MUITÍSSIMO BEM... PASSOU-SE EXACTAMENTE O MESMO COMIGO... SÃO DIAS CHATOS, O FRIO CONTINUA, O SOL LÁ VAI APRARECENDO, MAS TEMOS QUE TER CUIDADO PARA NÃO APANHAR UMA VALENTE VIROSE... ENTRETANDO COM TANTOS POLÍTICOS DA TRETA NÃO APETECIA OUVIR NOTICÍARIOS... ESCREVER A INSPIRAÇÃO TAMBÉM NÃO ERA MUITA... ESTAMOS A CAMINHAR A PASSOS LARGOS PARA O FIM DE SEMANA, E ESPERAR QUE A PRÓXIMA SEMANA SEJA MELHOR!!!
    UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  6. Amigo querido

    Voltei!

    Alma Nova!
    Uma vida nova
    depois da dor,
    Depois da ventania
    errante...

    Um olhar sorrindo
    depois da dor passar.
    Um verso
    Uma brisa leve.

    um brilho da natureza
    Um não sei o que mas bom...
    Um suave som
    depois de tantas
    tristeza!

    Uma criança,
    um amor, sorrindo.
    Uma olhada pro passado
    sem chorar.

    Uma alma a se
    levantar
    Mesmo com ilusão
    de quem tentou amar!

    Uma estrela a mais
    á brilhar no céu.
    Uma onda á mais
    dançou no mar!

    Um grande e maravilhoso fim de semana
    beijos e beijos
    Iana!!!

    ResponderEliminar
  7. Genial Amigo:
    O quotidiano de vida que expressa numa escrita cristalina, vive de uma rotina sensata e sóbria.
    Acontece-me muito o que narra com um talento admirável nos setimentos e pensamentos.
    A crise contribuí para este "sentir".
    Bem-Haja!

    Abraço forte de amizade e estima.
    Sempre a considerá-lo e a admirá-lo pela imensa significação preciosa como nos enriquece com Posts profundos do seu "existir"
    Cordialmente e com simpatia


    pena

    ResponderEliminar
  8. ao contrário de ti, eu acho que esta foi uma semana para recordar, cheia de emoções, de vitórias de outros que me atingiram por reflexo e que me fizeram sorrir ainda mais do que é habitual :)

    bom fim de semana CValente

    ResponderEliminar
  9. Talentoso Amigo:
    Sempre a apreciar a sua simpatia e amizade.
    Como já comentei desejo-lhe um excelente Domingo com tudo de fantástico.

    Abraço agradecido pela amabilidade

    pena

    Um texto fabuloso.
    Bem-Haja, amigo!

    ResponderEliminar
  10. "sem vontade, gosto e alegria é tudo uma chatice...".

    nem mais...

    ... mas quando "bater" mesmo no fundo não há outro remédio que não seja erguer a cabeça.

    gostei.

    abraços

    ResponderEliminar
  11. É verdade amigo, às vezes atravessamos dias assim! Nada nem ninguém nos consegue puxar para fora desse buraco cinzento onde caímos, mas o que vale é que é temporário, logo, logo, volta o sol e o riso à nossa vida. E porque hoje começa uma nova semana, quero acreditar que já tens mil projectos para amanhã!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Temos de ir fazendo pela vida que nos resta...abc e tudo de bom

    ResponderEliminar
  13. Desejo que a semana que hoje começa seja mais compensadora pra ti.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. QUERIDO AMIGO C VALENTE E AQUI ESTAMOS NO INÍCIO DE SEMANA QUE PELA METREOLOGIA, VAI SER UMA TRISTEZA... CHUVA TODOS OS DIAS E HUMIDADE A 100%, NÃO DÁ MESMO PARA FICARMOS DE BOM HUMOR MEU AMIGO... DEIXO-LHE UM ABRAÇO DE MUITO CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  15. C.Valente

    Vim deixar-te um abraço apertado pois estes dias sem sol são mais propensos à nostalgia.
    Há sempre um caminho e a liberdade de não termos obrigações sugere-nos um sem número de ocupações.
    Queres experimentar?

    ResponderEliminar
  16. Caro amigo
    Li o seu texto Também sou aposentado. Mas eu, felizmente, acredite, estou sempre ocupado, com aquilo de que gosto e que antes não tinha tempo para fazer: ler, escrever, viajar, sonhar, meditar, entrar em mim e ganhar serenidade, ir para junto da minha paixão, que é o mar, e a vida, e as estrelas, e a Natureza, e as pessoas boas...A vida é bela, amigo. Tem dias tristes e Deus sabe que os tenho tido, mas também ajuda e nos protege. Assim, lendo o seu texto, fiquei triste e, não leve a mal, vir junto de si dar-lhe um abraço e dizer-lhe que faça aquilo de que gosta, que ouça o seu coração e escreva o que lhe vai na alma,independentemente do gosto dos outros, há sempre alguém que gosta do que nós escrevemos, você gosta de escrever, pois faça-o, há tanta coisa no mundo à espera das suas palavras. Deixe a crise em paz, haverá sempre crises. O que interessa são as coisas boas da vida. E essas estão à espera que os nossos olhos as olhem. Boa semana. E desculpe o incómodo.
    Um abraço.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  17. Animo que o bom tempo não tarda está aí.
    Espero é que o frio se vá embora ;)

    ResponderEliminar
  18. Oie lindo amigo, faz parte! As vezes o tempo parece ficar parado numa monotonia danada...
    Boa semana e que ela seja de felicidade e realizações! Beijos

    ResponderEliminar
  19. Ânimo, Amigo! Dias assim servem para nos lembrar que podemos estar melhor... E essa lembrança deve servir de alavanca para essa moral! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Carissimo Amigo C/Valente

    Ainda estou longe dessa fase da minha vida, mas vou querer fazer as coisas de que gosto, até ao dia em que fechar os olhos pela última vêz. Também eu ás vezes fico longe da net durante uns dias porque nada tenho para dizer ou simplesmente porque não me apetece. Tenho a certeza que daqui por algum tempo nos irá brindar com um texto com a qualidade a que estamos habituados.

    Um abraço
    Joy

    ResponderEliminar
  21. O trabalho não nos ensina a viver...
    Acho que devia haver um período de pré-reforma, de 2 ou 3 anos, em que o horário de trabalho ia diminuido gradualmente e, paralelamente, seria ministrada formação de como viver reformado.
    Mas ter uma vida cheia é sempre complicado...
    Uma semana bem melhor para ti.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Há tempos assim, amigo. Mas passam sempre... felizmente! :) Meu abraço, e que seja ótima esta semana.

    ResponderEliminar
  23. que esta semana seja melhor...cheia de coisas boas e muitos sorrisos
    beijos

    ResponderEliminar
  24. Genial Amigo:
    Como já comentei como Pena o seu extraordinário Post de um maravilhoso e verdadeiro ser e sentir em tempos de crise existencial profunda que afecta todos no nosso lindo Portugal de hoje, tornado irreal e absurdo de identidade e história democrática apagada, inexistente, deixo-lhe um depoimento/extrato sincero sobre um meu outro heterónimo, se desejar comentar...se entender comentar, obviamente.

    Sou um Professor ignorado do Mundo!
    Sim! Já o sabia...!
    Também nada fiz para ser reconhecido. Como válido!
    Isso exige. É preciso “sentir”. “Ser”!
    A vida não sabe ainda porque sou ignorado. Não tem conhecimento. Não se apercebeu, ainda. É por isso que sinto uma sobriedade e uma pacatez, pela sorte que sinto. Fico descansado. Emerso em felicidade.
    Os meus filhos têm conhecimento desta ignorância. Contei-lhes.
    Senão procurariam sabê-lo.
    A todo o custo!

    Abraço amigo de muito respeito.
    Com cordial amizade sincera de estupefacção pelo seu talento, poder criativo e crítico interior da sua extraordinária forma de ser...
    Continue. Eu leio atentamente...
    O AMIGO SINCERO

    peter pan

    ResponderEliminar
  25. Espero então que esta semana tenha sido melhor que a anterior, e que o fim de semana também tenha sido bom.

    É certo que estamos em crise, mas não é necessário mergulharmos totalmente nela. Devemos manter sempre a cabeça à tona.

    Abraço

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  26. Uma fase da vida em que parece que o tempo pára...mas agora meu amigo tens tempo para descansar e usufruir do tempo livre no que mais gostares.
    Bjs Zita

    ResponderEliminar
  27. ola
    estive a ler atentamente o texto e tenho estado a pensar.
    todos nos temos dias / semanas que não deixam nada para recordar.
    todos nos temos momentos menos bons ou mesmo momentos maus.
    as vezes parece que nao conseguimos fazer o que queremos
    o que me parece é que não podemos desanimar temos sempre que esperar que amanha o dia seja melhor e nos traga a felcidade que queremos e merecemos.
    espero que tenha um bom fim de semana
    beijinhos
    carla

    ResponderEliminar
  28. Um bom fim de semana, amigo Valente, apaga da lembrança essa semana em branco.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. jocas maradas ...sempre

    ResponderEliminar
  30. Ola amigo

    Passei para te desejar
    um fim de semana abençoado

    Nunca esqueça do meu jardim
    você faz parte dele...

    Beijos da rosa amiga
    Iana!!!

    ResponderEliminar
  31. Já cá vim e postei mas... de qualquer das formas esse ânimo não está melhor.
    Em frente, sempre, meu amigo. Mesmo quando há neblina há que percorrer sempre o caminho. E deve-o saber, os tempos foram dificeis.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Escrever num blog, de certa forma já é um antídoto eficaz nesta fase pós trabalho intenso, caro C Valente. E faz isso muito bem. Há outros caminhos prazenteiros além de alturas manométricas e diagramas de curvas de moto-bombas.
    Quanto a crise, ela é filha dos ricos e poderosos, lacaios eternos do perverso neo-liberalismo.
    Estou de volta a blogosfera.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  33. Cheer up! O Sol vai brilhar...

    ResponderEliminar