2018-01-24

Quem somos na verdade


Vejam os nomes que nos chamam : mas quem somos na verdade
Para o estado sou … Cidadão
Para votar um… Eleitor
Para o fisco… Contribuinte
Para o S. N. Pensões, sou... Pensionista, ou reformado
Para o Serviço Nacional de Saúde …Utente
Para a companhia de seguros…. Segurado
No hospital viro… Paciente
No tribunal apareço como… Vítima ou Réu
Se apresento reclamação nos serviços públicos, chamam-me… Queixoso
Mas se apresento denúncia sou um… denunciante
Para a empresa sou… Empregado
Para alguma entidade patronal …Colaborador
Para receber o vencimento passo a… Assalariado
Se tenho emprego, sou… trabalhador
Se estou filiado ou colaboro no sindicato …. Sindicalista
Se não tenho emprego sou… Desempregado
Se não me apetece trabalhar passo a …calão
Mas se não tenho actividade um… Parasita
Se ando ás compras (centros e lojas)  sou um… Potencial consumidor
Para os estabelecimentos (lojistas) um… Cliente 
Se vou ao mercado, Viro… Freguês
No banco chamam-me… Depositante
Se ando em transportes passo a… Passageiro
Se caminho a pé, sou pedestre
Se ando de bicicleta….. Viro ciclista
Se me movimento na rua,… Transeunte
Se ando pela estrada chamam-me… Peão
Se ando a conduzir viatura … Condutor,
Se viajo pelo em laser não passo a …Turista
Se navego na internet mais um… Utilizador
Se sofro um acidente sou a… Vitima
Se causador de desastre, o… Culpado
Se me aleijo no trabalho um… acidentado
Se vivo em casa alugada sou …Inquilino
Se tenho casa própria um…. Proprietário
Se vivo num prédio sou o… Condómino
Para o hotel, viro… Hospede
Se realizo uma venda sou … Vendedor
Se realizo uma compra …. Comprador
Se leio revistas e jornais o …Leitor
Se vejo televisão passo a… Telespectador
Se escuto radio … Ouvinte. 
Se presencio um facto sou mera… Testemunha
Se vou a um espectáculo sou… Espectador
Se pertenço a um clube desportivo mais um… Adepto
Numa qualquer religião. Sou irmão me chamam
Quando morrer passa a …cadáver
Quando vai a enterrar a…. Defunto, finado 
Durante uma vida tantos nomes, este e muitos mais,
Tratarem-nos como pessoas, seres humanos, nesta sociedade confusa, trona-se quase impossível

Afinal quando fui reram um nome , simplesmente Carlos  

1 comentário: