2010-03-19

Sou criança, posso ser mal-educada

Sou criança tenho 5 anos, posso ser malcriado para os pais, levantar da mão para os e avós, ir no supermercado e fazer cenas.

Quando chegar á escola, vou bater nos meus colegas mais fracos, à funcionária, vou-lhe chamar uma série de nomes, que nem ela conhece ou se atreve a dizer.

Nas aulas quando estiver chateado, vou fazer diabruras de todo o tamanho, e ai do professor se atreva a fazer alguma coisa.
Faço queixa aos meus pais, eles vão á escola, fazem uma peixeirada maior vem cá , e ele trerá sorte, se a minha mãe não lhe der umas estaladas.

É pá, os pais já me deram um telemóvel, e ai deles se não o fizessem, assim no meu de uma explicação chata da professora, já posso ligar para a Zeca que está numa sala ao lado, ou receber chamada e ai do professor que se atreva a me querer tirá-lo, leva uns valentes murros, resolve-se o problema, depois é melhor que vá para a televisão para o you tube, e ainda sou um herói. Bacano.

Em resumo assim vai a educação da juventude deste pais, felizmente não é regra geral. Mas como é que se chegou a esta situação. Não sei ao certo.

O mais facíl é culpar os pais , mas será só isso?. Não é muito mais.

Copia-se as leis de outros países, assina-se as convenções de protecção á criança, mas esqueceram-se da realidade do país que ainda somos, quem educa os pais, quem lhes dá condições e cívicas, quem lhes proporciona uma vida digna,

Mas quem protege as outras crianças e familiares de boa formação e cumpridores
Muitas destas normas se bem que bem intencionadas e de aplaudir, pecam por estarem descontextualizadas do país que somos. A realidade é mais triste, quem educou os educadores.

Não venham com a treta das da inserção social conheci muita boa gente que foi pobre, e conheço outra tanta que é pobre e sempre foi trabalhadora (não vive é custa de subsídios e outros estratagemas), educada e que soube educar os seus filhos, uns hoje homens, outros ainda crianças.

Julgo que tem contribuído para o que se vive nas escolas e na sociedade a situação desta proibição: Os castigos corporais a crianças, mesmo os praticados no seio da família, são proibidos e punidos em Portugal .

Em muito casos uns castigos mais duros, umas palmadas nunca fizeram mal a ninguém, eu também apanhei e não morri.

Hoje uma parte dos pais e familiares não educa, e vejamos. Ontem fui a uma grande superfície, e lá estava uma criança dos seus 4-5 anos, a dar pontapés na avó o porque não lhe fazia a vontade, outro mais á frente fazia um berreiro de todo o tamanho, a pobre mãe não sabia como resolver a questão se lhe dá duas palmadas já que as palavras não resultavam lá estava a senhora com um problema talvez ainda maior para resolver.

E assim vamos todos contentes com a boa moral e bons costumes e o essencial ficou por resolver. Quem educa os pais, a sociedade em geral para se poder efectivamente dar uma formação ás crianças, não na base da pancada, mas das palavras.

Eu sou a favor desta ultima opção, mas até quando vamos ver espectáculos degradantes, na rua nas escolas.

Deixem-se dos entretantos vamos aos finalmentes O superior interesse da criança é uma boa formação no seio da família e da sociedade.

Nota importante dos Direitos da Criança:
Artigo 42 - Todos os adultos e crianças devem conhecer a Convenção sobre os Direitos da Criança. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também.

16 comentários:

  1. Obrigada e um ótimo final de semana!
    Vou voltar a partir da ptóxima semana para ler seus posts muito importantes.Bjs

    ResponderEliminar
  2. Educar uma criança é investir no futuro. Infelizmente, os políticos oportunistas não enxergam isso.
    Boas colocações, amigo!
    Uma excelente semana!!!Bjsss

    ResponderEliminar
  3. Sabe, amigo? Às vezes, me questiono se a deficiência da educação não seria uma simples deficiência de amor e dedicação. Meu abraço, boa semana!

    ResponderEliminar
  4. O excesso de protecção aaos filhos que fomos dando fez-nos esquecer que o castigo é necessário no processo de aprendizagem.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  5. Para melhorar temos que mudar.
    Todos e não apenas os outros.
    É a sociedade em geral que tem que mudar.
    Falo disso no meu último poema.
    E tens razão, as coisas não estão bem...
    Bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Uma boa análise do comportamento de crianças e adultos.
    Cumps

    ResponderEliminar
  7. Algo vai mal e já vem de longe,mas é urgente que quem de direito tome medidas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Meu abraço, amigo; aguardo o novo post. Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. C.Valente

    Há várias causas a confluirem para estas crianças indisciplinadas. Causas sociais fabricadas pela sociedade do "ter" e do "parece" que compra as crianças com toda a espécie de brinquedos, que as alicia para uma competitividade entre colegas mórbida e doentia. Os pais tentam comprar os filhos para atenuar muitos dos seus sentimentos de culpa por todo um conjunto de déficits afectivos e eles próprios gostam que os filhos exibam distintivos de poder de compra. Os valores transmitidos por uma educação orientada pelo respeito e solidariedade é negligenciada na escola e na família.

    Um bom texto para reflexão.

    Abraço e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  10. Meu amigo á quanto e quanto tempo...
    FELIZ PÁSCOA!...
    Olá...............passei para te convidar para minha festa!passa lá e te diverte...Obrigada pela presença...Beijo de prata

    SOL

    ResponderEliminar
  11. Breve visita para deixar as amêndoas.
    Cumps

    ResponderEliminar
  12. bela reflexão... que se impõe!!!

    ResponderEliminar
  13. Tens TODA a razão.

    adorei o texto, e subscrevo as tuas palavras.

    bjs

    ResponderEliminar