2010-02-24

Viagem a New York III

1) Venda ambulante á espera da ASEA; 2) Ponto de chegada Ellis; 3) Estação Central; 4) Do rio para a cidade: 5) Passeando pelo Central Park; 6) Luz de dia e noite

Finalizando este tema da visita a New York , e como para mim aprecio a vivência das pessoas ver a realidade e estranhei modos de vida que não a nossa, assim vou finalizar estas crónicas.
Fui ao museu da ciência, á estatua da liberdade, á estação central, ao Empire State Building,a grandes centros comerciais como o Columbus Circle e outras grande lojas, e um grande centro comercial Outlet Jersey Gardens em New Jersey, perto do aeroporto de Newark, tendo um autocarro que faz a viagem ida e volta por 9 dolares.
Como não podia deixar de ser ir ver um musical na Broadway ver o que anunciavam como espectáculo da década WICKED no Gershwin Theatre com Dee Roscioli e Katie Rose Clarke duas senhoras com vozes que são um encanto , o enredo do musical é com base no feiticeiro de Oz .
Ao museu da ciência, francamente prefiro o de Londres, no entanto este museu tem muito que ver e está bem estruturado.
O edifício em “EMPIRE STATE BUILDING” em que o elevador percorre 84º andares num apêndice, desfrutamos de uma vista espectacular, visitamos já ao fim de tarde e então podemos ver a cidade toda iluminada um espectáculo.
A estátua da liberdade pensava que fosse maior, e que tivesse também um pedestal mais alto, mas não se compara em tamanho ao nosso Cristo Rei ou ao Corcovado no Rio de Janeiro. É bastante mais pequeno, para visitarmos a ilhas, Liberty Island e “ Ellis Island para ver nesta ilha a estação de chegada dos imigrantes, a porta de passagem para América tivemos de andar de barco,
Para fazermos esta visita temos de nos submeter a inspecção tão rigorosa como quando se embarca no aeroporto, aliás isto aconteceu, também para visitar o Empire Building
Passei também na zona onde existiu as torres gémeas, “ Grau Zero” agora entaipado e com máquinas e guindastes pouco á a ver a não ser um estaleiro e espaço vazio.
Percorrer o Central Park onde apesar do frio lá se encontra as pessoas a fazerem jogging, ver diversos espaços cheios de neve, os esquilos a passear pelas árvores.
Passar pela Grand Central Terminal , ver aquela grande estação de comboios e metro, a que hall que nos deixou encantados nos filme os Intocáveis, á vista parece mais pequena aquelas escadarias
Visitei a zona de Chinatown que francamente não gostei, andar pela Broadway, pela 5º Avenida. ir ao Rockefeller Center, enfim pela cidade, que quando chegamos á nossa casa, ficamos com a sensação e a certeza de que muito ainda havia para ver, mas faltava o tempo e apesar de muito palmilhar também o cansaço e frio apertava, apanhando -5º C negativos e o máximo de +4º positivos
O policiamento é grande principalmente nas zonas principais com facilidade se encontra 4 ou 6 viaturas da policia de diversos tipos, nos cruzamentos um ou mais em cada lado, mas parece que de facto se justifica, pois verifiquei pessoalmente em locais diferentes detenções, mas não vi tumultos ou outros movimentos, mas eles lá sabiam assim também como policias de transito, não tanto a controlar o transito, isso têm os sinais, mas em vigilância ou ajudar quando necessário.
Muito se viu, muito mais ficou para ver, mas como não se pode ter tudo, contentamo-nos com o que vimos e quem sabe, se haverá outra oportunidade para voltar a N.Y.