2009-02-01

Muita parra pouca uva, marca Freeport

Freeport será mais um caso politico que judicial ou quem acredita neste folhetim.

O que se passa neste país é uma telenovela triste, dramática em que não se pode confiar em ninguém, o caso Freeport é um caso típico do que se passa por cá, veja-se os comunicados, as explicações o diz que diz, uns a porem o rabinho de fora, outros a porem o rabinho a jeito, para agradar a alguém.

O Ministério Publico, dá justificações, o PM , o tio J. Monteiro, o ministro, cão o gato e o periquito, dá justificações, os comentaristas, jornalistas e outros entendidos botam discurso, e dão palpites. A verdade é que o cidadão comum e consciente (não aquele que a cor partidária embacia a mente) não entende a não ser que, “onde á fumo á fogo” e isto já dizia a minha avozinha, e o caso Freeport já cheira mal, como cheira em determinadas tardes de verão quando se passa pelas aquelas paragens.
Conforme a época, o personagem o motivo, agitam-se as águas, rios de tinta que turvam, mas como já dizia o outro, “o povo é sereno”, pois passando a tempestade fica tudo em nada, ou o culpado, é capaz de ser o ajudante de trolha que andou a trabalhar na obra.

Quem vive neste país, (o que se passa nos outros não sei nem me interessaden um modo geral,) sabe que muitas das vezes para se ter qualquer coisa limpa (ou então muito pouco limpa, e ai em especial depende e pesa o preço) tem de modo geral de pagar favores.
Ter padrinhos, familiares, conhecimentos, para aos poderosos será compadrio, ou mais fino será dizer lobbeis, para andar os assuntos, processos, licenças, etc pois irá haver os tais pagamentos de luvas, comissões, bónus, patrocínios, o que queiram chamar.
Na politica pode-se não ganhar muito, não ser bem pago “há há há, mas o empurrãozinho daqui e entre portas e travessas o crime compensa, pois corre e sempre correu á boca cheia, que o pântano é muito grande, sejam eles, ou seus familiares pois estamos convictos de que sempre ouve, e acontece como o peixe que por vezes é apanhado na redes, mas na maioria dos casos como o mar é tão grande escapam. A corrupção sempre existiu, existe e existirá, se a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, a corrupção sempre a acompanhou.

O político, o autarca, aqueles cujo local se encontram em posição privilegiada de decisão, nem que seja a mais simples, sem “molho”, o processo não rola, quem não favoreceu um familiar, um amigo, enfim cunha a funcionar que atire a primeira pedra.

Estamos num jardim do faz de conta á beira-mar plantado, que se encheu de ervas daninhas, de forma rápida e devoradora, a quando do colher dos cravos. Estavam estes a germinar com suor e sangue, tendo muitos ficado pelo caminho, em terra batida, enquanto a erva daninha existente sugava de vagar de vagarinho, tinha tempo para devorar, mas os cravos a lá iam nascendo, florescendo, hoje talvez por estes serem cortados tão rápido e distribuídos sem selecção sem qualidade, sem quem os merecesse, as ervas daninhas tudo dominam feroz e rapidamente, como os vermes que podem ser substituídos rapidamente e há que aproveitarem, Este jardim é que continua e ter poucos a olharem para ele, e muitos a aproveitarem-se como peudo-jardineiros sem jeito, que muito falam e pouco produzem, e em vez de executarem uma boa poda, cortam só para o lado que lhes convêm, e o sol não é para todos.
O guarda do jardim sorri e olha para o lado, segue o caminho previamente trilhado, não quer pisar a relva, pretende manter o seu lugarzinho, e não sujar as mãos.
Freeport estava numa zona protegida? Estava ou não estava? as alterações a existirem foi para o bem comum ou para beneficiar uns poucos?
Isto é um caso político não é um caso judicial, pois na base das leis nada se irá provar.

O cidadão comum já não sabe em quem acreditar as confusões são muitas, ganham contornos de novela ou filme de classe B, e já não sabemos quem são os maus da fita e quem é a vitima.,
Mas a série vai continuar, e quanto mais se mexe na porcaria mais ela cheira mal, e deixa-nos a todos confusos

Entre os políticos aqueles que estão verdadeiramente inocentes que atirem a primeira pedra. (A maioria deles fazem bem, não comenta).

Eu como português, já só peço á justiça, que faça o seu trabalho em silencio e cumpra o seu dever, apresente os resultados o mais rápido possível, Condene, se for o caso quem tenha de condenar. Aos jornais e televisões que sejam mais comedidos, que façam um verdadeiro jornalismo de investigação, antes de publicar confirmem. Aos políticos em especial ao PM, que não se façam de vítima, nem venham com a velha máxima de cabala e perseguição. Por favos ponham um fim a tudo isto rapidamente, pois o país só tem a ganhar já que existe tantos problemas graves por resolver

20 comentários:

  1. uma palhaçada o que se passa em Portugal... que tem o auge na procuradora a dar entrevistas...

    ResponderEliminar
  2. uma palhaçada o que se passa em Portugal... que tem o auge na procuradora a dar entrevistas...

    ResponderEliminar
  3. Apetecia-me dizer "vamos ver no que isto dá", mas o problema é que acho que não vai dar em nada, mesmo...

    Boa semana paara ti.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Um texto profundo. Admirável.
    "...Quem vive neste país, (o que se passa nos outros não sei nem me interessa,) sabe que muitas das vezes para se ter qualquer coisa limpa (ou então muito pouco limpa e ai I o depende e pesa o preço) tem de modo geral de pagar favores.
    Ter padrinhos, familiares, conhecimentos, para aos poderosos será compadrio, ou mais fino será dizer lobbeis, para andar os assuntos, processos, licenças, etc pois irá haver os tais pagamentos de luvas, comissões, bónus, patrocínios, o que queiram chamar..."

    Uma verdade inequívoca.

    Abraço de amizade com imenso respeito e estima.
    Grato pela visita
    Cordialmente...

    pena

    OBRIGADO,amigo!

    ResponderEliminar
  5. Hola, pido disculpas por este mensaje,pero estoy con muy poco tiempo y no puedo visitar a todos los espacios que tanto valoro.

    Un abrazo
    MentesSueltas

    ResponderEliminar
  6. a justiça neste país é tão difícil de ser conseguida!

    ResponderEliminar
  7. Muita tinta ainda vai correr, onde andará os honestos deste País.Abraço

    ResponderEliminar
  8. O que o amigo pede é, tão só, um país a sério. Será ainda possível?

    Saudações amigas e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. definitivamente este país anda às avessas

    um abraço

    ResponderEliminar
  10. um texto exemplar. de clareza e oportunuidade. assim os média, procuradores etc., etc... te ouvissem

    excelente.
    abraços

    ResponderEliminar
  11. Não esta facil, amigo...tudo de bom

    ResponderEliminar
  12. Eu gostei foi de um comentário que ouvi de passagem... "com família assim quem é que precisa de inimigos" :)

    ResponderEliminar
  13. QLÁ QUERIDO AMIGO C VALENTE, PORTUGAL ENCONTRA-SE Á BEIRA DA RUÍNA, COMO MUITOS OUTRAS PAÍSES DA AMERICA E DA EUROPA... JÁ NEM SEI O QUE DIGA SOMBRE ESTE ASSUNTO... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
    FERNANDINHA

    ResponderEliminar
  14. Só resta uma coisa: esperar e ver o que acontece. Esse mundo é cheio de tramites loucos e soluções misteriosas. Que seja feita a justiça!

    ResponderEliminar
  15. O teu texto é muito oportuno e com uma visão acertada.
    Acho que me deste o mote para um poema. Vou tentar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Muitas são as leis num estado corruptíssimo.
    (Tácito)
    Gostei do texto.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Vai dar no mesmo, amigo, que tudo o resto... Eu não acredito noutro desfecho que aquilo que todos eles possuem em termos de respeito com quem os elege, ou seja, nada.

    ResponderEliminar
  18. Valente,
    Isto é um caso político, e como ouvi a alguém chamar... é uma politica da caca... eh eh eh...
    Abraço.

    ResponderEliminar