2008-11-11

Telemóvel e condução

Presenciei um acidente de automóveis, felizmente foi só chaparia, não havendo feridos, acidente causado motivado por falta de atenção ou distracção de um dos condutores, e qual a razão - O telemóvel .
Será por opulência, ou vaidade, na verdade encontra-se ainda muito automobilista a conduzir e a falar ao telemóvel, pode-se também constatar que a maioria são senhoras ( e não tenho nada contra o chama o sexo fraco – acho até que este apelido é uma grande falsidade e ofensivo para com as mulher , dito já ultrapassado), mas é um facto.
Não entendo, pessoas com bons carros, com bons telemóveis, ou seja acessórios caros, não usam auriculares, ou tem dinheiro para muitas coisas, mas não para adquirir um kit de mãos livres, ou um Bleutooth.
Só posso entender por exibicionismo, pois qual queres destes aparelhos ou são oferecidos com o telemóvel, ou são comprados sem serem caros (passo a publicidade)
Também sou daqueles que aderi ao telemóvel, mas em principio só o uso no estritamente necessário e evitando longas conversações, e tomei como regra ser expressamente proibido o condutor (eu) atender ou efectuar chamadas telefónicas quando se está a conduzir. Se for uma emergência, pára-se o carro, mas não num lugar qualquer ou de qualquer maneira, onde não incomode o trânsito, atende-se ou retribui-se a chamada, assim deveríamos proceder todos nós.
Infelizmente isto não é verdade para muitos, pois a formação a educação e o civismo não se compra não se exibe, pratica-se simplesmente.
Não sou a favor das multas, muito menos por coisas mesquinhas ou do modo de “ caça á multa”, mas para o uso indevido de telemóvel deveria ser a multa pesada, assim os infractores optem por em vez de dar nas vistas ou por puro exibicionismo, só assim se entende ser, pois podem falar ao telemóvel por outro modo. Em não o fazer ou usarem os aparelhos recomendados.
Não sou contra o uso dos telemóveis, falem horas a fio, mesmo que não tenham dinheiro para o mais elementar, mas lembrem-se Telemovel e condução não ligam bem.


Se for conduzir não beba .
Se for a conduzir não fale ao telemóvel.

Não é por si…. É pelos outros.

10 comentários:

  1. Há uma lei no Brasil que proibe o uso de aparelhos celulares ao volante, mas ninguém respeita...

    Um beijo de boa noite

    ResponderEliminar
  2. Olá meu estimado amigo.
    Quem respeita alguma lei em qualquer país.
    Virou bagunça...
    Uma semana baençoada para vc.
    beijos de luz e paz.

    Te aguardo em meu cantinho.
    Regina Coeli.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo C Valente.
    Abraço.
    Pois cada vez mais a irresponsabilidade ou indiferença supera a proibição do uso do telemóvel enquanto se conduz.
    E de muitas outras proibições que só existem por falta de valores de respeito por nós, pelos outros e pela qualidade de vida segura para todos que habitamos os mesmos espaços comuns.
    Apesar dos muitos acidentes, com resultados dramáticos sempre divulgados na comunicação social, continuamos a ver excessos no uso do telemóvel, sobretudo durante a condução.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Caro Valente,
    Eu tinha uma solução drástica. Não há cá multas para quem fala ao telemóvel enquanto conduz... era a inibição de conduzir por um espaço de tempo que fizesse pensar antes de se prevaricar.
    Multas, eles pagam e repetem logo a seguir. E até pagam por exibição.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá querido Amigo, estou plenamente de acordo, condução e telemóvel... Não é admíssivel, tal comportamento... mas, estamos cada vez piores com a falta de respeito
    que existe... Boa noite, tranquilidade e paz, são os meus votos... Beijinhos de carinho e ternura, desta sua Amiga do coração,
    Fernandinha

    ResponderEliminar
  6. Tens toda razão. Se não for pelo condutor, que não se fale ao celular enquanto se estiver ao volante, pelos outros. É um imprudência, uma irresponsabilidade.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. É terrivel, quem conduz constantemente a marcar o telémóvel. Devia ser multa pesada tal qual o álcool.Será que a polícia não percebe o perigo?? É que há gente que tem mais de 200 contactos! Gravíssimo.Escandaloso!

    ResponderEliminar
  8. Uma coima de 120 euros não será bastante penalizadora? Ainda é muito dinheiro.

    Abraço para o amigo Valente

    ResponderEliminar
  9. "Não é por si…. É pelos outros."
    Gostei ;)

    ResponderEliminar
  10. Ola!!!
    tens toda a razão mas as multas do uso de telemóvel ao volante vai de 120 a 600 euros.
    mas era bem melhor se lhes tira sem a carta de condução. para ver se aprendem.
    mas os policias e os GNRs nao tem culpa, cada pessoa deve saber o que faz e principalmente ter consciencia de que se esta a por em prigo a si a a outros condutores sem culpa nenhuma dos seus erros.
    um abraço

    ResponderEliminar